Finalmente… leilão de energia eólica à vista!

with Nenhum comentário

Anúncio foi feito por ministro de Minas e Energia em reunião realizada no Ceará com representantes da iniciativa privada e sociedade civil.

O potencial brasileiro de geração de energia a partir dos ventos é gigantesco. Segundo dados do Atlatas Eólico Nacional, elaborado pelo governo federal, chega a 143 mil megawatts (MW), considerando-se apenas a instalação em terra. Com turbinas no mar, o potencial é ainda maior. No nordeste do país, o potencial eólico chega a 75 mil MW, dos quais 25 mil MW se concentram no Ceará. No entanto, aproveitamos hoje apenas 247 MW por meio de 16 parques eólicos distribuídos em oito estados brasileiros.

Mas isso pode começar a mudar a partir de 2009, quando será realizado um leilão de energia eólica. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, durante encontro em Fortaleza (CE) com representantes de governadores de Estados do nordeste, da iniciativa privada e da sociedade civil, entre os quais diretores do Greenpeace Brasil.

(…)

Em um país com as dimensões continentais do Brasil, diversificar a matriz e regionalizar as estratégias de aproveitamento energético é prerrogativa fundamental para garantir estabilidade no fornecimento de eletricidade, eliminar a dependência de fontes energéticas caras, sujas e esgotáveis, e também os riscos de racionamento.

Leia a matéria toda Aqui

Deixe uma resposta