seo agency

Vender a Amazônia para salvá-la….?

with Nenhum comentário

Muitos de nós compatriotas não dão a menor importância para a preservação da Amazônia… Mas já passou da hora de parar de fazer vista grossa às constantes ameaças a este patrimônio mundial, que pertence ao território brasileiro.

Parece absurdo que alguma empresa no mundo imagine a idéia de comprar o território de um país, mas… isso acontece:

Da mesma forma que o governo e a sociedade ignoram a necessidade de preservar a maior floresta tropical do mundo, empresas do mundo ignoram a nossa soberania, cogitando a idéia de comprar a Amazônia, alegando que ela não pertence a ninguém – pertence ao mundo.

É fato que as ações de preservação da nossa Amazônia são poucas e insuficientes, mas ela faz parte do território brasileiro e deve ser respeitado como tal. Não só a floresta, mas também as tribos indígenas que residem na área devem ser respeitadas e preservadas como parte da população da República Federativa do Brasil.

Há entre nós quem defenda a “mundialização” do território da Amazônia a fim de preservá-la, mas para mim isso é uma questão puramente política e não deve ser levada adiante. A integridade da floresta corre risco, mas essa ação colocaria em risco também a integridade do nosso Estado, sem nenhuma garantia de benefício para a área que carece de proteção.

Qualquer um com um pouco de consciência ecológica tem vontade de chorar ao ver o estrago constante e irreparável na Amazônia. Estamos em falta com o mundo, é verdade, na questão da preservação da floresta, mas não quero nem imaginar o que poderia acontecer com ela se um dia se tornasse propriedade de empresas privadas – que são, de fato, as verdadeiras ameaças ao “pulmão do mundo”.

Deixe uma resposta