Um novo tempo

with Nenhum comentário

VIOLA DE BOLSO É PONTO DE CULTURA

O VIOLA DE BOLSO ARTE E MEMÓRIA CULTURAL, associação cultural de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, foi contemplado com o programa Pontos de Cultura, uma iniciativa do governo federal instituída pelo governo estadual e que apóia projetos culturais nos territórios de identidades. Os Pontos de Cultura são espaços articulados em Rede nacional, elos entre a sociedade e o estado para o desenvolvimento de ações culturais sustentadas pelos princípios da autonomia, protagonismo e empoderamento social. Ou seja, são projetos que visam apoiar expressões das culturas populares em comunidades de situações sociais de risco que tem potenciais criativos mas que não conseguem captar apoios.

O Ponto de Cultura do Viola de Bolso em suas ações(2009 A 2011) vai desenvolver oficinas de artes(teatro, pintura, violão); Círculos literários; 01 Cineclube, para incentivar produções locais, difundir e debater sobre cinema e vídeo; além disso o Ponto de Cultura terá atividades de Cultura Digital, com cursos sobre Software livre e inclusão digital para a cidadania.

O projeto tem um orçamento de R$ 180.000 mil reais para 03 anos de atuação. Por isso o VIOLA DE BOLSO considera fundamental articular parcerias com universidades, Ong´s locais e a prefeitura municipal, no sentido de ampliar as ações, de modo a garantir a sustentabilidade do projeto e a sua perspectiva de futuro.

O objetivo do VIOLA DE BOLSO é principalmente fomentar aos grupos populares de cultura a eles próprios acessarem os recursos através desses programas de incentivo instituídos pelo governo do estado, através da Secretaria de Cultura da Bahia. A gestão da cultura na Bahia vive um momento singular, ao canalizar os recursos da cultura para o interior, diversificando o apoio e incentivando as expressões culturais de todos os territórios, rompendo o cerco de Salvador e deixando de lado essa idéia que cultura é para turista vê. Ao contrário, é necessário afirmar as culturas, a sua diversidade de expressões e suas inter-relações com o mercado produtivo; a educação para a cidadania; o meio ambiente; a solidariedade, a gestão coletiva e a valorização do ser humano.

Deixe uma resposta