seo agency

Ponto de Cultura é nave futura

with Nenhum comentário


Capoeira livre

Toda semana, as terças e quintas feira o mestre Eudóchio reune a sua turminha de Capoeira no Ponto de Cultura do Viola de Bolso, na comunidade do Bairro Dr. Gusmão, em Eunápolis.
Quando construímos o projeto e o seu plano de trabalho, não tínhamos a pretensão de incluir aulas de Capoeira pelo simples fato de não termos ninguém para ministrá-las.
Somente a parceria com a Secretaria de Educação do município possibilitou essa proeza, de reunirmos alegremente 60 alunos, uma turma pela manhã e outra à tarde, a maioria meninos e meninas das ruas circunvizinhas à praça onde fica a sede do Viola de Bolso Arte e Memória Cultural.
Passados sete meses, as turmas estão animadas. Além dos execícios físicos inerentes à Capoiera, eles estudam a história da arte e vez em quando visitam espaços de lazer em aprendizado constante. Vez em quando o mestre ou alguém da coordenação do Ponto de Cultura pergunta: e as aulas na escola, como vai? e a resposta tem inúmeras falas, que menino tem resposta pra tudo.
Ao nosso ver, um dos lados importantes disso tudo é o aprendizado coletivo, em sinergia.
Todos e ao seu modo vivenciam o mesmo momento.
Torcemos e acreditamos que cada um saberá interpretar e expressar no presente e no futuro essa vivência, em nome de si próprio e dos seus que virão, pensando que daqui pra frente sempre avançaremos na meta de um País mais solidário e justo.

Deixe uma resposta