Dia Internacional da Animação

with Nenhum comentário

Dia 28 de Outubro é o Dia Internacional da Animação! Foi nesta data que, em 1892 que Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) no mundo. Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. Em 2009 o Dia Internacional da Animação está sendo realizado em 30 países.

No Brasil, o “Dia Internacional da Animação” é organizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação ABCA (www.abca.org.br), filiada à ASIFA. Em 2009, na sexta edição da mostra em nível nacional e oitava mundial, o Dia Internacional da Animação (www.diadanimacao.com.br) é realizado em mais de 300 cidades brasileiras em todos os estados.

É o maior evento simultâneo do gênero a ser realizado no país contando com um grande apoio e participação do público, imprensa e profissionais da área. Além das exibições da mostra oficial acontecerão várias atividades nas cidades participantes nos dias que antecedem o evento como mostras infantis, internacionais, mostra para deficientes auditivos, mostra para deficientes visuais e também oficinas, debates, palestras e exposições.

Em 2009 foram inscritos 126 curtas-metragens em animação de vários estados brasileiros. Destes, foram selecionados nove para o programa oficial brasileiro que será exibido em todas as cidades participantes no Brasil e nos países membros da Associação Internacional do Filme de Animação. Durante uma hora, serão apresentados curtas estrangeiros, como “História Trágica com um final feliz” (português), “Global Warming” (australiano) e “Selva” (russo). Logo após, também durante uma hora, é a vez dos curtas nacionais, como os premiados “Dossiê Rê Bordosa”, de César Cabral, e “O Jumento Santo e a cidade que acabou antes de começar”, de William Paiva e Leo D. O evento tem entrada franca e é sem fins lucrativos. Confira programação em todo o país no site www.diadanimacao.com.br.

Informações: Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA)

Deixe uma resposta