seo agency

FSM é dos Movimentos Sociais

with Nenhum comentário

Este ano o FSM completa dez anos. Nesse período, reuniram dezenas de milhões de pessoas, e se constituíram como alternativo ás agendas imperialistas, servindo como importante contraponto ao neoliberalismo, á reestruturação capitalista, à débâcle energética, climática e ambiental, a financeirização e a crise capitalista. O desgaste do neoliberalismo e das experiências capitalistas, o cansaço das soluções militaristas, entretanto, possibilitaram a ascensão de forças políticas eleitas sob programas mudancistas, em grane parte do continente americano.

Os FSMs não chegaram ao mundo todo por acaso. O seu reconhecimento pelos movimentos sociais se deu na medida em que assumiram suas causas, identificaram-se com elas, fazendo dura e consistente crítica ao sistema de dominação mundial exigindo mudanças necessárias no plano nacional. Foram consideradas incompatíveis com essas diretrizes: o atrelamento aos governos, a dependência dos partidos políticos e das confissões religiosas. Apontaram o caminho da luta na perspectiva de superação da ordem mundial.
Em Salvador – e nos outros estados -tem muito movimento social reclamando da “oficialidade” que o evento adotou. Hotéis chiques e representantes dos governos irão passear como bons militantes, enquanto os lutadores e combativos companheiros estarão refletindo a condição do mundo nas praças, nas universidades e escolas públicas, celebrando a diversidade e demonstrando a indignação contras as mazelas do capital.
Basta dar uma olhada no site oficial do FSM para perceber as mudanças – retrocessos – adquiridos pelos responśveis na organização do evento.
Um outro mundo é possível !

Deixe uma resposta