Primeiro dia da 9ª Oficina para Inclusão Digital

with Nenhum comentário

“Diário de bordo”:

Tudo começou com o credenciamento e o encontro com os amigos. A primeira palestra que assistimos foi sobre “Nuvens Livres – O Software Livre na Computação em Nuvens” ministrada pelo ex-professor de biologia Frederico que largou a sala de aula pra trabalhar com Software Livre em Belo Horizonte. Como em todo bom bate papo, o tema acabou desviando um pouco. A discussão sobre segurança e privacidade foi muito interessante, ouvimos pontos de vista bem distintos em relação à Internet e em especial às redes sociais, tema que dá ‘muito pano pra manga’. Fred trabalha em um projeto interessante voltado à educação que você pode conferir aqui: http://sleducacional.org/

Depois disso… pausa para o almoço, porque ninguém é de ferro! =P

Logo depois aconteceu no auditório uma plenária sobre o Plano Nacional de Banda Larga, com Rogério Santana, presidente da Telebrás, e Cezar Alvares, coordenador dos programas de Inclusão Digital do Governo Federal. As explanações foram interessantes e bem “pé no chão”, contando com algumas intervenções inteligentes e outras um tanto quanto sonhadoras por parte da platéia.

Particularmente, ainda estou um pouco preocupado com a questão da “última milha” (como o acesso chega a você). Espero que dê tudo certo, e que realmente a Telebrás não sirva como uma empresa que vai simplesmente enriquecer (ainda mais) os grandes provedores à custa da sociedade.

Deixe uma resposta