Filhos e amigos de Itapebi celebram a história da cidade

with Nenhum comentário

Começa neste dia 06, quinta feira, as 20:00h com uma Folia de Reis na cidade antiga de Itapebi, mais um encontro promovido pela Associação dos Filhos e Amigos de Itapebi. A programação vai até o domingo, dia 09/01.

O evento reune filhos e amigos que compartilham  sentimentos, memória e esperança de um lugar que faz parte da história do extremo sul baiano e tem grande relevância na cultura regional.  Amigos ausentes – que moram em cidades do Brasil ou no exterior – e que planejam todo o ano para se encontrarem e revitalizarem a sua paixão pela cidade, evocando as suas lembranças e homenageando os seu antepassados.

Itapebi velha é  banhada pelo rio Jequitinhonha, oriunda de remanescente das vila de Massaranduba e Cachoerinha, famílias que foram se instalando à beira do rio, quando este ainda era navegável até meados do século dezenove.

Itapebi tem a sua versão moderna.

Recem formada na parte alta do município, a Itapebi moderna se desenvolveu e ganhou impulso com a criação da Hidrelétrica de Itapebi. Para ser implantado  projeto da hidrelétrica , um dos importantes lugares sagrados da região foi sucumbido: A Cachoeira do Tombo, corredeira de agua e pedras cheia de encantos e beleza, bem em  meio ao leito do Jequitinhonha sumiu pela inundação das águas represadas.

Deixe uma resposta