Quando começou, há uma década atrás, o Encontro dos Poetas tinha a intenção de firmar a poesia como arma, palavra, mão, festa, pão e trabalho, idealizado por Zé e Baiana do Espaço Cultural da Paz. O evento cresceu e tomou a dimensão de um encontro de ativistas culturais, que pensam a cultura não com a formatação de eventos desgarrados da realidade e de ideais de mudanças.
Refletir sobre a realidade e provocar a possibilidade de mudanças, sempre foi o mote do Encontro, compromisso compartilhado com outros companheiros no extremo sul da Bahia, em Caravelas com o Movimento Arte Manha, em Belmonte com o CAIPORA- Centro de Artes Integradas, com a Associação Estela Chaves em Porto Seguro e em Eunápolis com o Viola de Bolso.
Por isso o movimento da Rede Cultural Bahia ao extremo ganhou força e se firmou como um movimento cultural autônomo, fora do eixo dos vícios da política partidária, sem base legal ante o estado mas com forte base social nos movimentos culturais, sem vínculo partidário mas com definição ideológica classista contra o capitalismo e de inspiração lationoamericana, pela soberania e autodeterminação dos povos.
São estes referenciais teóricos e o fazer artístico da luta de resistência que permeia o Encontro dos Poetas e dará o tom dos outros encontros da Rede.
O evento se insere no projeto “Territórios Culturais” através do Edital 11/08 da Secretaria Estadual de Cultura da Bahia, com recursos do Fundo de Cultura da Bahia e que prevê diversas mobilizações políticas culturais no estremo sul da Bahia. Na quinta tem show de Dércio Marques as 21h e na sexta o Viola de Bolso apresenta o seu CD “Encantados. Para saber mais acesse http://napalmadocidadao.blogspot.com/2011/07/econtro-dos-poetas-comecou-com-dialogos.html
Posts Similares
Lei Cultura Viva
Quarta-feira, 23 de julho de 2014 às 16:16 Presidenta sanciona Lei que institui... leia mais
Recepção calorosa
Músicos de Buenos Aires, Marina e Pablo são estudiosos e pesquisadores da música Argentina, tocando... leia mais
Projeto das Folias de Reis
Lançamento de publicação sobre as Folias na Costa do Descobrimento Neste sábado, 08 de junho... leia mais
Índio na sala vazia
Da mentira Na sala a professora pede que os alunos – jovens... leia mais
Ponto de Cultura faz caminhada cultural!
Em sua sétima edição, a Caminhada Cultural do Viola de Bolso foi marcada pelo colorido... leia mais
Artes com Cidadania
O Espaço Cultural da Paz, situado à rua da paz, snº em Teixeira de Freitas... leia mais
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Deixe uma resposta