Novo documentário sobre o capitão Lamarca estréia na Bahia, na IV Semana de Arte de Eunápolis

with Nenhum comentário

Novo documentário sobre o capitão Lamarca estréia na Bahia, na IV Semana de Arte de Eunápolis

A estréia foi no dia 29 de julho, em Brotas de Macaúbas, a 565 km de Salvador, o documentário “Do Buriti a Pintada – Lamarca e Zequinha na Bahia”. O filme, com narração do ator Paulo Betti, é dirigido pelo cineasta e historiador de Ibotirama, Reinaldo Pereira Santos (Reizinho), apresentado em plena Praça da Matriz, para o público da cidade e também para integrantes de caravanas de cidades vizinhas. O cineasta Reizinho trabalhou como assistente no filme “Lamarca”, do diretor Sérgio Resende, que se inspirou no livro “Lamarca, o Capitão da Guerrilha” (Global Editora) dos jornalistas Emiliano José e Oldack Miranda.

Um Lançamento especial será realizado na IV Semana de Arte e Cultura Popular de Eunápolis, no dia 16 de agosto(terça feira), com a presença de Reizinho. O cineasta fará uma palestra na Mesa de debates dentro da programação do evento

Apaixonado pela história, Reizinho tinha dois anos quando Lamarca e José Campos Barreto (e também Otoniel Campos Barreto e o professor Santa Bárbara, que a matéria não cita) foram assassinados na região. O interessante é que o documentário se baseou no resgate de uma gravação com José de Araújo Barreto, pai de Zequinha, Olderico e Otoniel, já falecido, e barbaramente torturado na operação de cerco aos guerrilheiros.

A reportagem registra: “Quando comecei este trabalho, em 2002, “seu” José já tinha morrido. Mas seus filhos sinalizaram sobre a existência dessa gravação feita pelo cineasta Zé da Mata, em 1983, que consegui resgatar”.

Nesta terça, 16/08, as 18:30h  é a oportunidade de Eunápolis conhecer o filme o documentário que será exibido para o público eunapolitano, na programação da Semana de Arte, com a presença do diretor do filme.

Após a exibição uma mesa formada por cineastas e membros do CineClube Viola refletirão sobre os cineclubes na Bahia e as novas produções cinematográficas, sobretudo do interior do estado.

Deixe uma resposta