É TUDO MENTIRA

with Nenhum comentário

CONTRA OS PATAXÓ –

Não é nenhuma novidade a rede globo de televisão mentir sobre as lutas dos Pataxó e a disputa de terras no extremo sul da Bahia. Em geral, essas reportagens-mentira vem articuladas com uma ofensiva daqueles interessados em ver o povo Pataxó longe da sua terra-mãe. No dia 20 de setembro foi ao ar uma reportagem especial do Jornal Nacional sobre os Pataxó, em Porto  Seguro.  Reportagem que não tem nada sobre o povo Pataxó, a não ser jogar mais lenha na fogueira contra a luta daquele povo indígena.

Pense aí, o que realmente o JN no ar veio fazer em Porto Seguro, a não ser formar a opinião  contraria aos Pataxó e aos seus direitos? Poderíamos aqui elencar uma série de motivos para tamanha montagem de cena, que vai desde os antigos interesses do turismo naquela região entre Barra Velha e o Monte Pascoal, até os interesses dos fazendeiros, da Veracel  e dos pseudo-ambientalistas de algumas ong´s ligadas à empresa de celulose.

É um ninho de vespas. Se queres ver um alarido geral dessa diversidade de interesses, assista em Itamaraju a uma dessas “reuniões sobre as terras Pataxó” no auditório do Banco do Nordeste,  para sentir o clima de hostilidade contra os indígenas. Aliás, foi isso que ocorreu um mês antes dessa notícia ir ao ar, em que na reunião saiu a decisão dos latifundiários e Cia de ‘chamar a globo’ para fazer uma reportagem. A coleta ninguém viu.

E a Globo veio: falou com fazendeiros, entrevistou autoridades, visitou aldeias, viu a realidade e montou a sua versão bancada  pelos fazendeiros, contra os Pataxó.

Quanto ao jornalista que fez a matéria, todos sabem que ele é marionete das oligarquias baiana desde o tempo de ACM e das disputas envolvendo os projetos de implantação colonial, em favor das festas ufanistas dos 500 anos.

Deixe uma resposta