CONTRA OS PATAXÓ –
Não é nenhuma novidade a rede globo de televisão mentir sobre as lutas dos Pataxó e a disputa de terras no extremo sul da Bahia. Em geral, essas reportagens-mentira vem articuladas com uma ofensiva daqueles interessados em ver o povo Pataxó longe da sua terra-mãe. No dia 20 de setembro foi ao ar uma reportagem especial do Jornal Nacional sobre os Pataxó, em Porto Seguro. Reportagem que não tem nada sobre o povo Pataxó, a não ser jogar mais lenha na fogueira contra a luta daquele povo indígena.
Pense aí, o que realmente o JN no ar veio fazer em Porto Seguro, a não ser formar a opinião contraria aos Pataxó e aos seus direitos? Poderíamos aqui elencar uma série de motivos para tamanha montagem de cena, que vai desde os antigos interesses do turismo naquela região entre Barra Velha e o Monte Pascoal, até os interesses dos fazendeiros, da Veracel e dos pseudo-ambientalistas de algumas ong´s ligadas à empresa de celulose.
É um ninho de vespas. Se queres ver um alarido geral dessa diversidade de interesses, assista em Itamaraju a uma dessas “reuniões sobre as terras Pataxó” no auditório do Banco do Nordeste, para sentir o clima de hostilidade contra os indígenas. Aliás, foi isso que ocorreu um mês antes dessa notícia ir ao ar, em que na reunião saiu a decisão dos latifundiários e Cia de ‘chamar a globo’ para fazer uma reportagem. A coleta ninguém viu.
E a Globo veio: falou com fazendeiros, entrevistou autoridades, visitou aldeias, viu a realidade e montou a sua versão bancada pelos fazendeiros, contra os Pataxó.
Quanto ao jornalista que fez a matéria, todos sabem que ele é marionete das oligarquias baiana desde o tempo de ACM e das disputas envolvendo os projetos de implantação colonial, em favor das festas ufanistas dos 500 anos.
Deixe uma resposta