PROFECIAS DE TOM ZÉ

with Nenhum comentário

Quem mexeu no meu bolso deveria ser o nome da reação dos irmãos estadunidenses contra as manobras da bancarrota em Wall Street. Não deixa de ser um bom sinal e “vitamina de esperança”, como disse Eduardo Galeano sobre as ocupações de praças nos estados unidos. Situação igual na Europa, com a corda bamba da economia na cozinha dos gringos ameaçando o dia a dia na mesa, fazendo que haja reações importantes. Situação diferente nos países árabes, cujos levantes questionam o sistema de opressão e exigem mudanças mais radicais.

Decerto que o movimento norte-americano dos ameaçados no bolso deu uma oxigenada nos movimentos e levantes dos indignados no mundo, engrossando o caldo das manifestações contra o neoliberalismo. Por isso o dia M15 fez sentido e gerou protestos em vários cantos do planeta, cada manifesto com suas demandas regionais, reunindo milhares de pessoas.

Enquanto na maioria dos lugares as manifestações são de movimentos sociais na luta por direitos coletivos, nos estados unidos são todos juntos numa praça, mas cada um brigando pelo seu hambúrguer. Tom Zé profetizou em “Moeda falsa”: O dólar é moeda falsa/Americano ja não segura as calças /Alemanha quase pedindo esmola/A inglesa não usa mais calçola. Ouça a musica aqui.

Deixe uma resposta