CAPITÃO MOURO –
Livro indispensável em qualquer biblioteca pública e que mereceria ser disseminado, distribuído para as escolas, “Capitão Mouro”, de Georges Bourdoukan é o movimento intenso de protagonistas históricos em terras brasileiras, num contexto em que as terras já eram escravas da ganância e jogos ardis no tempos dos engenhos. Ficção e realidade se mesclam, mostrando o que realmente aconteceu.
Capitão Mouro é ” a saga do muçulmano Saifudin, construtor das fortificações do Quilombo dos Palmares, e de seu amigo, o judeu Ben Suleiman; do senhor de engenho Epaminondas Conde e de seu amor pelo escravo Gaspar; de Zumbi e de uma de suas mulheres, a branca Maria Paim, tendo como cenário a Capitania de Pernambuco, a Inquisição , a revolta dos escravos e a epidemia do mal-de-bicho. Transcrevem-se diários de bordo dos navios negreiros ; explica-se o significado da letra F e da cruz, gravadas com ferro em brasa na testa e no peito dos escravos; cita-se a semelhança entre o cruzado Pedro Eremita e o bandeirante Domingos Jorge Velho e a predileção de ambos por carne humana”.
Bourdoukan é jornalista, escritor e estudioso da cultura árabe, escreve também para a revista Caros Amigos e tem nossa profunda admiração. Seus escritos nos ajudam a olhar o mundo ea tomar consciência sobre este.
Deixe uma resposta