FOLIAS DE SÃO SEBASTIÃO

with Nenhum comentário

PEREGRINAM EM CIDADES DO EXTREMO SUL DA BAHIA

Em janeiro, a cada ano os grupos de cultura tradicional saem pelas cidades e zona rural com as Folias de Reis. Neste ano o Viola de Bolso, através do projeto de Ponto de Cultura acompanhou grupos de Folia nas cidades de Eunápolis, Itagimirim, Itapebi e Guaratinga, registrando as cantorias e louvação, entrevistando os mestres cantadores, incentivando a boniteza e harmonia de sons e cores dos grupos.

Nas conversas duas questões aparecem com força: a falta de apoio das autoridades municipais e o receio de muitos moradores em receberem as Folias, não abrindo as suas casas para o cumprimento da função.

Na festividade, fica clarividente a fé e a esperança; a alegria e resistência. Além destes sinais de perpetuação aparece outro sinal fundamental para a continuidade das Folias de Reis e Contradança: a participação dos jovens, ainda que timidamente, mas de grande contentamento em cada participante.

O projeto do documentário está se realizando a partir do apoio financeiro da Secretaria Estadual de Cultura – Secult/Ba, Coordenação dos Pontos de Cultura da Bahia.

visitação em Itapebi

Visitação em Itagimirim – EntrevistasFolia de Domingos – Bairro Juca Rosa/Eunápolis.

Folia de seu Otacílio – Bairro Pequi/Eunápolis

Folia na região do Córrego da Beleza – Guaratinga

Deixe uma resposta