Arriba las manos!

with Nenhum comentário

Mãos ao alto! É o grito de convocação que os fantocheros(artistas que manipulam os fantoches), do teatro de bonecos fazem, ao convidar todos para uma sessão de teatro ou uma manifestação com os bonecos coloridos, caricaturais, reais, literários. Em intercâmbio de vinte dias na cidade de Eunápolis, a Companhia Títeres del Zonda(que na tradução quer dizer Fantoches do Vento) faz diversas apresentações para escolas e comunidades tradicionais, além de realizar uma Oficina de construção e manipulação de fantoches na sede do Viola de Bolso, até o final de maio.

O termo ‘mão ao alto!’, nos remete às mãos levantadas dos fantocheros por trás do cortinado dando vida aos bonecos, personagens de alguma história encantada, engraçada, que agrada e mexe com o imaginário de crianças e adultos.

Fantoches em Eunápolis

Em Eunápolis, o grupo de Fantoches está se apresentando para escolas e trocando experiências com os alunos e artistas no Espaço Cultural do Viola de Bolso, como parte do trabalho político-cultural que a instituição desenvolve. O intercâmbio cultural já apresenta resultado, uma vez que os artistas definiram pela realização em maio de 2013, de um Festival Latinoamericano de Fantoches, com apoio do governo do estado da Bahia e da prefeitura municipal de Eunápolis. Antes disso, ativistas culturais do Viola de Bolso visitarão a Casa dos Fantoches de Títeres del Zonda em Buenos Aires, fortalecendo as ações do intercâmbio.

Deixe uma resposta