Jovens estudantes refletem sobre a Pedagogia Griô

with Nenhum comentário

No Ponto de Cultura do Viola de Bolso –

Silêncio total no salão. Quem é esse a que chamam de Griô? Quer dizer que meu avô que contava tantas estórias e era mestre de Folia de Reis era um Griô? Eram estas as perguntas que os jovens estudantes da Escola municipal Humberto de  Campos faziam a si mesmos e queriam – curiosos que estavam -, saber como participar do projeto e que prêmio era esse.

Aos poucos Marquinhos Farias foi desvelando as informações de que tantos os meninos e meninas careciam. E assim iam compreendendo o universo habitado pelos mestres de tradição oral, pelos cantadores e artesãos da palavra. Outro desafio era perceber como este saber das tradições e da oralidade funcionava na prática, dialogando com a escola formal, a universidade e as teses sobre a cultura e o mundo moderno. E Marquinho então dizia: – este é o exercício que todos nós iremos fazer, para realizar uma produção audiovisual que no final, amarra todos os nossos aprendizados na valorização e proteção dos bens culturais e dos saberes dos mestres Griôs, fazendo nascer daí outros projetos, a ser levados adiante pela escola. Esse conjunto de prática, estudos, diálogos entre saberes e experiências vivenciadas coletivamente é que delineia a Pedagogia Griô, articuladas em programas e processos político-pedagógicos pela Rede Ação Griô Nacional. Existem pessoas que estudam e compartilham essa Pedagogia e existe uma proposta de Lei em andamento no Congresso Nacional. Vocês sabiam?

Barulho total no salão. Cada um quer falar, que expressar sentimentos e dizer que descobriu coisas interessantes e com certeza a ideia de um filme, de registros em audiovisual pra ser divulgado na internet, será uma experiência inesquecível. Os estudantes – ansiosos que estão – querem ir direto ao assunto.

Os jovens assistiram aos vídeos da edição passada do Prêmio Griô, depois foram socializadas com eles quais as tarefas devem ser cumpridas daqui pra frente. Uma dessas tarefas foi realizarem uma pesquisa na internet sobre as Folias de Reis e ler o sítio da Ação Griô. Para daqui a uma semana encontramos novamente. E se foram animados.

Veja mais fotos

Deixe uma resposta