Pedagogia Griô no Viola de Bolso

with Nenhum comentário

Com Lilian Pacheco e Márcio Griô.

Márcio Caires, Coordenador do Grãos de Luz e Griô e atualmente presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia estará nesta quarta feira, dia 17, em visita ao Viola de Bolso Arte e Memória Cultural, das 15 às 18 horas. Na oportunidade Márcio Griô, como é mais conhecido falará sobre as políticas públicas para a cultura na Bahia e ministrará  – juntamente com a pedagoga Lilian Pacheco – uma Vivência da Pedagogia Griô para os ativistas do Viola de Bolso e professores convidados.

Ação Griô
O trabalho desenvolvido por Márcio Caires e Lilian Pacheco faz parte da Ação Griô Nacional, uma rede que integra 130 pontos de cultura em todo o país e que, através de seus mestres, busca fortalecer a identidade cultural de crianças e adolescentes, segundo a tradição de cada comunidade.

O objetivo da Ação é criar uma política nacional de educação que garanta o ensino das tradições orais e da cultura popular brasileira. “É uma mudança do currículo, da prática pedagógica da escola com esse novo olhar e com essa nova geração que se cria com os saberes e com os griôs e mestres”, explica Lílian Pacheco, educadora e coordenadora da Ação Griô Nacional.

A rede nasceu a partir do Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô, em Lençóis (BA), do qual Pacheco é coordenadora pedagógica, e hoje é formada por cerca de 750 mestres e griôs aprendizes.

A educadora conta que a Ação Nacional começou quando, com a formação dos pontos de cultura em 2005, o então secretário de Cidadania Cultural do MinC, Célio Turino, se interessou pelo projeto do Grãos de Luz e Griô, que já trabalhava com a oralidade, e decidiu estender a ação para todo o país.

Atualmente o Viola de Bolso e a Associação Grãos de Luz e Griô, de Lençóis tem ações de parceria em torno do movimento Ação Griô Nacional, que é uma luta para o reconhecimento e a proteção dos saberes tradicionais da memória oral e os seus mestres em todo o Brasil.

Contatos para um bate papo com a imprensa: 73 8141 8987.

Deixe uma resposta