Viola de Bolso inicia mobilização em favor da praça Dr. Gusmão

with Nenhum comentário

Uma praça que tem uma Farmácia, um mercado, uma clínica médica, várias  Igrejas e um Espaço Cultural merece e deveria ser uma boa praça!

Esse é o manifesto de mobilização que  o Viola de Bolso inicia em dezembro, buscando envolver a comunidade local do entorno da praça dr Gusmão,  no intuito de chamar  a atenção do poder público para a revitalização do espaço da praça, que já tem bonitas árvores e falta todo o resto: a praça não tem bancos, não tem iluminação, não jardim, não tem canteiros nas árvores, não tem manutenção. À noite a praça é servida de dois carros de venda de cachorro quente, um tabuleiro de acarajé e uma barraca de churrasquinho. Durante o dia a meninada brinca e joga bola.

Outra coisa que existe é muita indiferença. É perceptível em muitos  moradores e alguns  comerciantes que não estão ‘nem aí’ para essa importante área de convivência, confluência, comércio e passagem de um contingente imenso de moradores dos bairros adjacentes,  passando, cruzando os caminhos da praça em direção ao centro da cidade.

A primeira ação dos ativistas culturais do Viola de Bolso será uma pesquisa  de opinião – que já se iniciou – com os moradores, comerciantes e pessoas com algum tipo de envolvimento na praça; a ideia é trazer à tona o debate  sobre o papel, o  perfil ideal de uma praça e como cada um poderá se envolver no projeto de revitalização da praça dr. Gusmão. O resultado será sistematizado e apresentado em um fórum especifico, uma espécie de assembleia livre que reflita sobre qual praça queremos e as responsabilidades da administração municipal no projeto.

O Viola de Bolso já usa a praça em eventos culturais que realiza desde 2008 e aposta na mobilização das famílias moradoras do bairro dr. Gusmão, principalmente aquelas mais próximas no entorno da praça.

Deixe uma resposta