No terceiro ano do projeto Ponto de Cultura do Viola de Bolso com financiamento público através da Secult Bahia, pudemos constatar o significado e importância do estado brasileiro apoiar iniciativas culturais que ampliam conhecimentos, estimulam a formação de grupos de artes e fortalecem comunidades ou, se não fortalecem organicamente, inspiram novas criações e novas relações humanas. Unindo subjetividades, desejos e esperanças de realizações com o fazer em si, é perceptível os resultados no Espaço Cultural do Viola de Bolso, mesmo que o apoio do poder público tenha sido restrito e sempre chega fora do prazo em que as ações tenham sido planejadas.
O terceiro e ultimo ano projeto de Ponto de Cultura é e foi a primazia da ação política-cultural do Viola de Bolso, ano de partida e consolidação do trabalho, que vai adiante e não para.
Hoje podemos contar com o apoio da administração municipal, com quem já abrimos o dialogo para firmarmos um convenio municipal em 2013, que dê uma melhor condição de atuação no trabalho formativo do Viola de Bolso a partir do seu espaço cultural. Por sua vez, os ativistas do Viola acreditam que somente a construção de políticas culturais estruturantes é quem impulsionará de vez as artes e a economia criativa que Eunápolis tem, mas que ainda não se mostra e nem é tratada como um aspecto importante para o desenvolvimento da cidade e dos seus cidadãos.
Algumas ações do Viola de Bolso em 2012:
– Oficinas culturais:
Teatro
Violão
Teclado
Capoeira
Rodas de Leitura
– Cineclube do Viola
Deixe uma resposta