V Encontro dos Poetas em Teixeira de Freitas

with Nenhum comentário

Começou dia 12/12 o V Encontro dos Poetas no Espaço Cultural da Paz em Teixeira de Freitas. O encontro que acontece anualmente vai até o dia 16 e possui em sua programação diversificada, entre oficinas, recital de poesia, shows e bate-papos sobre o movimento cultural no extremo sul da Bahia – muita ciranda.  A realização do Encontro dos poetas se insere na luta do movimento cultural regional e está sendo realizado de forma autônoma, sem o apoio do poder público. A proposta do movimento é fortalecer iniciativas livres  que abra diálogos com outros segmentos sociais e diversas instituições sensíveis a apoiar lutas emancipatórias, sem a tutela de partidos políticos nem do estado.

Posicionamentos críticos e sinceros como os adotados pela coordenação do Encontro dos Poetas e grupos culturais aliados,tem sido cada vez mais raros, haja vista as dificuldades de muitos em entender o que se passa no processo político nacional e o papel das politicas culturais neste processo. Por isso o estado tem preferido a política dos editais e deixar que os grupos de artistas e suas instituições disputem e até se digladiem por uma fatia de recursos para os seus projetos. E encerra o dialogo com movimentos culturais autônomos.

Essa reflexão vai permear o V Encontro dos Poetas, que ao final deverá lançar um manifesto regional se posicionando frente às politicas culturais na Bahia. Ainda assim, haverá tempo para compartilhar criações artísticas e esperanças.

Vale a pena conferir. veja a programação.

 

Deixe uma resposta