Viola de Bolso recebe Prêmio Griô pela promoção da cultura popular

with Nenhum comentário

Entre os dias 27 a 30 de novembro o Viola de Bolso participou das Oficinas do projeto Prêmio Griô na internet e na TV. O Viola de Bolso fez apresentação musical em Lençóis, no espaço cultural da Associação Grãos de Luz, no dia 29 de novembro, fechando a Oficina de audiovisual do Prêmio Griô.

O Viola de Bolso foi contemplado  com o premio Griô, pelo seu trabalho junto às folias de reis na região de Eunápolis.

Desde setembro de 2012 que o Viola de Bolso foi premiado com um projeto de promoção e fortalecimento da cultura popular. A ação do Viola de Bolso culminou com a edição de um vídeo interprograma(curtas que passam entre uma programação e outra da Tv) sobre as Folias de Reis na região de Eunápolis e que será visto a partir de janeiro de 2013 na internet e na TV. O prêmio envolveu um trabalho com a Escola municipal Humberto de Campos, no bairro dr. Gusmão, uma Oficina de audiovisual com os alunos e uma Vivência cultural sobre a Pedagogia Griô, movimento nacional pautado na valorização dos saberes tradicionais praticados pelos mestres Griôs em todo o Brasil. A ação Griô Nacional cresce e se fortalece na medida em que dialoga com outros saberes, inclusive os saberes defendidos pela escola formal.

O Vídeo do Viola de Bolso ainda não está disponível, mas todos podem assistir e se informar melhor sobre a Ação Griô no site do movimento, clicando aqui.

O projeto que tem o apoio da Fundação Telefônica e premia diversas iniciativas de valorização dos saberes tradicionais que, além do registro em formato para TV, também será lançado nas redes sociais para divulgação via internet.

Deixe uma resposta