Costa do Descobrimento terá caravana para Congresso Cultura Viva Comunitária na Bolívia

with Nenhum comentário

DSC00997

 

1º Congresso Cultura Viva Comunitária, em La Paz, Bolívia dias 17 a 22 de maio de 2013.

Reunião de preparação no Viola de Bolso

O Ponto de Cultura do Viola de Bolso mobilizou companheiros de vários movimentos culturais da Costa do Descobrimento e se prepara para participar do 1º Congresso Latinoamericano Cultura Viva Comunitária, em La Paz, na Bolívia, entre os dias 17 a 22 de maio/13. O coletivo está propondo um eixo de reflexão focando na luta anti-colonial: “A descolonização a partir das culturas”,  que  traga à tona a proposta de articulação e revitalização do “movimento de resistência indígena, negra e popular”, tomando como base as experiências de mobilização indígena na América Central e o movimento Brasil Outros 500, por ocasião da Conferencia Indígena em abril do ano 2000, em Coroa Vermelha e Porto Seguro- Bahia, cujos conflitos e violência marcaram a luta dos povos indígenas, das comunidades negras e setores do movimento popular contra o poder e repressão colonial.

Para os ativistas do Viola de Bolso, nem os partidos nem instituições setoriais da esquerda tem sentido a esperanças das comunidades e assim  perderam o rumo histórico. A vez é dos movimentos culturais identitários,  que devem aliar lutas autônomas, direitos constitucionais e políticas estatais, com o empoderamento das comunidades culturais comunitárias, em seus espaços vitais do futuro, seus territórios livres.

A comissão de articulação na região esteve reunida nesta segunda feira, dia 11, para preparar os passos da viagem e refletir sobre o tema que o coletivo propôs.

Em La Paz a diversidade da América Latina:

O evento reunirá mais de 600 representantes de todos os países do continente, participantes de redes de organizações de Cultura Viva Comunitária: Pontos de Cultura, Centros Culturais, Bibliotecas Populares, Grupos de Teatro Comunitário, Coletivos de arte de rua, Muralismo, Circo Social, Música, Dança, Cultura Digital, Software Livre, Hip-Hop, Rádios e Canais de TVs Comunitárias, Escolas populares de Arte e transformação Social, dentre outros movimentos.

AFICHE-FINAL1_zps0e4afac0

O 1º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária é a continuidade de um processo de articulação continental desenvolvido nos últimos 10 anos, com o objetivo de dar fortalecer e dar visibilidade às mais de 120 mil experiências populares de atividades culturais e comunitárias que existem no continente, mobilizando atualmente a cerca de 200 milhões de pessoas em eventos e oficinas, trabalhando intensamente junto a estas comunidades e territórios mesmo sem um reconhecimento adequado por parte das políticas públicas e legislações culturais vigentes na América Latina.

viola

Um Coletivo que reúne ativistas culturais do Viola de Bolso, do Espaço Cultural da Paz, pesquisadores, estudantes,Griôs, artistas e líderes comunitários, indígenas e trabalhadores da cultura, fazem parte da delegação que irão a Bolívia em maio desse ano.

Para maiores informações acesse aqui.

Deixe uma resposta