São João do Viola

with Nenhum comentário

forroviola

Será nesta quinta, dia 20 de junho a partir das 19 horas que a festança de São João ganha a rua em frente ao Espaço Cultural do Viola de Bolso. As turmas dos cursos de artes apresentarão a “Quadrilha junina” do Viola e o “Casamento na roça”. Além de muita música com o Sanfoneiro “Branco e o bando do Viola”, teremos as brincadeiras: quebra pote; corrida na colher; a pescaria, etc.

O São João na praça dr. Gusmão é parte da memória cultural de Eunápolis. Ali o festejo começou na década de 1980 pelo o Sr. Wilson Avila, morador que criou a primeira festa juntamente com a comunidade católica em formação no bairro. A concentração se constituía de um barracão no centro da praça, rodeado de pequenas barracas que vendiam comidas típicas e bebidas, artesanatos e peças lúdicas para a meninada.

A programação era tecida desde grupos tradicionais de forró da região até grupos ou artistas mais famosos. A festa ‘pegou’ e anos depois a prefeitura assumiu a programação e capitalizou o lucro, deixando de ser uma festa espontânea, comunitária e mais solidária.

Mesmo assim passou por aqui artistas famosos, como: o Trio nordestino; Marines e sua gente; Quinteto Violado; Genival Lacerda, Zé Ramalho, dentre outros.

Na década de 1990 a festa mudou de lugar, perdeu sentido e virou um  grande comércio. Depois acabou. Mas não foi esquecida.

Fruto dessa memória cultural, o Viola de Bolso em seu trabalho formativo com o tema, vem refletindo sobre as diversas manifestações e identitárias locais. O são João é um desses temas.

Reconstituindo a celebração festiva do São João, o Viola de Bolso que manter viva a memória dos moradores que fundaram o bairro.

Deixe uma resposta