Biblioteca Alcides Lacerda – Um ano de leitura

with Nenhum comentário

SAMSUNG DIGITAL CAMERA

Em outubro de 2013 fez um ano da abertura do Ponto de Leitura* e Biblioteca Alcides Lacerda que está localizada bem no coração do bairro Dr. Gusmão, em plena praça onde funciona o Espaço Cultural do Viola de Bolso. No mesmo local funciona também a Gibiteca Agostini.

A coordenadora do projeto no Viola de Bolso, a jornalista Mariamma Fonseca, tem percebido, desde a abertura do espaço de leitura, que a frequência de visitações são poucas por parte dos adultos. Dentre os visitantes a grande maioria são as crianças (80%) seguidas dos jovens estudantes (15%) e depois os adultos (5%). O motivo da principal visitação está relacionado à leitura lúdica (80%) e o restante a pesquisas escolares. Verificou-se ainda que a maioria das crianças e adolescentes visitam a Biblioteca e a Gibiteca monitorados por professores ou algum agente de leitura. E não por conta própria. Para aumentar o interesse por parte da população e interessados o espaço tem feito projetos voltados a leitura regularmente. Entre eles o “Encontro com a Gibiteca”.

Encontro com a Gibiteca

Este ano os ativistas do Viola de Bolso iniciaram o projeto chamado Encontro com a Gibiteca, como uma forma de melhor qualificar as visitas ao espaço cultural, criando uma programação durante as horas (normalmente são 2hrs) em que o grupo permanece no local. Os monitores unem a leitura ao desenho de quadrinhos, a brincadeira de cantigas de rodas e breves sessões de cinema de animação. Essa programação tem sido o formato que encanta e dá asas ao imaginário da meninada.

As Rodas de Leitura são frequentes na Gibiteca Agostini, ocorrendo todas as sextas-feiras sob a coordenação de Regiomar e da assistência das jovens multiplicadoras de cultura: Flávia, Ayala e Queila. Entre uma semana e outra, as turmas das Rodas de Leitura se alternam no vai e vem da maré de mudanças a que a vida dos pais das crianças estão submetidas. Mesmo assim, entre uma semana e outra, é possível perceber as produções artísticas literárias da meninada.

Um ano de presença efetiva da Biblioteca Alcides Lacerda e das atividades da Gibiteca Agostini aglutinando os grupos de crianças, movimentando jovens, traz alegria e fortalece esperanças. Mais que os números oferecem (os registros de presença passam de mil/ano) importa saber que continuaremos no caminho, esperando que todos apareçam ávidos pela leitura, abrindo os portais da imaginação.

Na programação dos Encontros com a Gibiteca estão envolvidos:

  • Regiomar Gnomus – Monitoria e ludicidade;
  • Anselmo Farias – Controle Audiovisual;
  • Flávia e Ayala – assistentes de leitura;
  • Queila Oliveira – Agenda e secretaria.

 

Visite a Biblioteca e a Gibiteca!

*Pontos de Leitura é um programa do Minc, de incentivo à leitura e na Bahia é coordenado pela Fundação Pedro Calmon.

Deixe uma resposta