Semana de Arte de Eunápolis

with Nenhum comentário

DSC03489

 

V Edição da Semana de Arte com o tema “Qual a sua memória cultural?”

Todas as atividades tem a Curadoria do Viola de Bolso:

Shows musicais:

Apresentações musicais de bandas da cidade, artistas individuais ou grupos tradicionais todas as noites do evento. Os ritmos e estilos vão do rock, música regional, rap, cordel e folias. As apresentações serão em palco aberto em frente ao espaço cultural do Viola de Bolso. Neste ano contaremos também com o show especial de PAULINHO PEDRA AZUL, cantador mineiro do Vale do Jequitinhonha, radicado em Belo Horizonte..

As vivências Culturais:

As Vivências culturais tem caráter de encontros coletivos estimuladoras para a indicação de caminhos e vocações, na formação de jovens artistas, socializando expectativas e sensações a partir das expressões corporais e interações das diferentes linguagens que compõem a memória cultural.

Seminário Cultura e Cidade

O que propomos neste Encontro em forma de Roda de conversa é uma discussão e reflexão conjunta em torno das relações entre cidade e cultura, e da ausência de políticas urbanas e políticas culturais no sentido de planejamento, percepção e sensibilidade, em Eunápolis.

A expectativa é abordar dimensões do campo das relações entre cidade e cultura, entre elas o papel que a cultura vem desempenhando nos processos de revitalização urbana, e, em particular, analisar nas cidades do interior a ausência – por descaso? Por falta de entendimento? – das políticas culturais, as suas relações com os movimentos de ocupação dos espaços de poder político, econômico e da indústria cultural, no confronto direto com as comunidades culturais periféricas(ou excluídas), visando ampliar esta discussão, para perceber o espaço urbano enquanto um espaço cultural no sentido mais amplo: um espaço do movimento, da diferença, da multiplicidade, da hibridação, do conhecimento, da resistência, da subversão e da liberdade.

Leitura e literatura:

Voltada para o público infantil, serão realizadas as Rodas de Leitura e desenhos de HQ´s, provocando na meninada o imaginário e o pensamento sobre as coisas que vê e o conhecimento sobre a leitura. Além disso, teremos o lançamento de livros, de escritores da região sul e sudoeste da Bahia. Na sexta feira, dia 06, teremos o Lançamento do Livro “Cobra de duas cabeças”, do escritor Herculano Assis, sobre a obra poética de Sosígenes Costa, poeta belmontense da década de 1920.

Intervenções teatrais lúdicas:

Grupos de alunos do Ponto de Cultura do Viola de Bolso apresentarão montagens breves de teatro, com intervenções lúdicas a partir do eixo ‘memória cultural’, tema que as turmas trabalharam ao longo do ano em suas oficinas. Além disso, outros grupos locais serão convidados a apresentarem montagens teatrais e de dança, a exemplo do grupo de dança do departamento de cultura do municipio.

Sessões de cinema:

Parte da atividade anual do Viola de Bolso, através do projeto Cine mais Cultura, a proposta é assistir a sessões de cinema curtas e fazer breves discussões, bate papos sobre o audiovisual na atualidade e as perspectivas do cinema em Eunápolis.

Artes visuais:

Haverá a montagem fotográfica com o tema ‘memória cultural’, com imagens e objetos relacionadas à cidade que provoque o olhar e a memória dos participantes.

O Artista grafiteiro de Ilhéus, RILDO FOGE realizará um mural de arte visual nos dias 29 e 30 de novembro/13(uma semana antes do evento), em frente ao espaço cultural do Viola de Bolso.

Deixe uma resposta