Utopias no Cineclube Viola

with Nenhum comentário
Sessões gratuitas!
Sessões gratuitas!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Cineclube do Viola inicia sessões de filmes a partir desta sexta feira, 21/03, as 19h, com o filme A Era das Utopias: Novas Utopias – O Futuro nos Espera, com a Direção de Silvio Tendler e duração de 26 minutos.

Utopia. O substantivo vem das palavras gregas ou e topos, que significam sem lugar. Refere-se a um lugar ou posição ideal, ainda não atingido. Sonho impossível de realizar. Ideal inatingível.

Para Silvio Tendler, utopia é a palavra mais utilizada nesses últimos tempos e é um assunto que sempre o fascinou. “Eu sempre trabalhei muito na questão das ideologias, na questão da história, e corri atrás desta construção pelo mundo afora. São vinte anos de pesquisa em torno destas questões ideológicas que pautaram minha geração”.

Dono de um jeito de fazer cinema denominado de “câmera cidadã” por grandes colegas de profissão, Silvio conta que até começar a produzir o longa “Utopia e Barbárie” – que é a ancora da minissérie – percebeu que não se falava muito em utopia, até então. Hoje em dia, qualquer pessoa, pra falar sobre qualquer ideia, utiliza a palavra utopia. “Eu acho que a ideologia e a utopia têm uma relação íntima. É uma relação promíscua. Quando você está falando de utopia, você está defendendo ideias, quando você está falando em ideologia, você está defendendo utopias, então eu acho que é este casamento que é fundamental e que eu estou tentando trabalhar na Era das Utopias”.

Fonte: Doc Verdade.

 

Deixe uma resposta