Ação Griô Bahia é lançado durante Fórum Nacional dos Conselhos de Cultura

with Nenhum comentário

 

 

Banner-digital

O lançamento vai acontecer em Lençóis, nesta sexta feira, dia 18 de julho, às 16 hs no espaço do Grãos de Luz e Griô, com a presença de representantes de 7 estados do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Cultura, Conselho Estadual de Cultura da Bahia, Secult/BA, ADIMCBA (Associação de Dirigentes Municipais do Estado da Bahia), Secretários e conselheiros de Cultura de municípios da região.

 

O Projeto Estratégico Ação Griô Bahia, apoiado pelo Fundo de Cultura do estado e coordenado pelo Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô, será implementado em articulação com Conselhos de Cultura, selecionados pelo nível de implementação dos Sistemas Municipais de Cultura. O Projeto visa implementar uma política de transmissão oral em diálogo com a educação formal, reconhecendo o lugar social e político de griôs aprendizes, griôs e mestres de tradição oral da Bahia, por meio de BOLSAS DE INCENTIVO GRIÔ, em parceria com escolas e universidades públicas e associações de comunidades tradicionais.

 

A participação do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Cultura no lançamento tem o objetivo de compartilhar a proposta com outros estados do Brasil e ampliar a discussão da construção de política pública para a tradição oral. Depois de realizar uma intensa mobilização nacional no ano de 2013, quando foram envolvidos 19 estados e o Distrito Federal em 4 encontros regionais, um encontro nacional em Canela (RS) e dois encontros nacionais durante a Conferência Nacional de Cultura (Brasília), o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Cultura (ConECta) volta a se encontrar, agora no interior da Bahia, na pequena cidade de Lençóis, Chapada Diamantina, há 400 km da capital Salvador. O Encontro vai acontecer entre os dias 17, 18, 19 e 20 de Julho de 2014. Além de fazer uma avaliação sobre as reestruturações dos Conselhos Estaduais de Cultura para se adequarem ao Sistema Nacional, com base na Carta de Princípios construída pelo próprio Fórum em 2013, também será realizada a eleição de uma nova diretoria do ConECta para o biênio 2015/2016.

 

A escolha da cidade de Lençóis para sediar este encontro do ConECta tem o objetivo de promover aos presidentes e representantes dos Conselhos Estaduais de Cultura a oportunidade de interiorizar-se pelo Brasil, mudando o roteiro comum de realização dos encontros nas grandes capitais. No ano passado os encontros do ConECta foram realizados em Macapá, Natal, Cuiabá e na pequena cidade de Canela, Rio Grande do Sul. Os outros encontros foram em Porto Alegre e Brasília.

 

Mais informações no site do Grãos de Luz e Griô

 

Deixe uma resposta