Caminhada Cultural fala da cidade e da cultura

with Nenhum comentário

Caminhada em plena avenidaCaminhada em plena avenida

Na manhã do dia 20 de setembro, sábado em pleno frescor anunciando a primavera, o sol e as cores alegres das turmas das oficinas de artes do Viola de Bolso dão o tom do evento. Meninos e meninas, uns com seus pais, outros com suas  avós, amigos e parentes querem e vieram participar, se enfeitam, pintam o rosto, vestem uma fantasia, riscam no papel mensagens de amor e de alerta. Eis o ambiente cekebrativo da caminhada cultural. O momento é também de festejar a conquista pela aprovação da Lei Cultura Viva, sancionada recentemente pela presidente da República.

menino lembra a Lei aprovada
menino lembra a Lei aprovada

 

 

 

 

 

 

 

 

A   Caminhada Cultural é um evento realizado pelo Ponto de Cultura do Viola de Bolso desde em que se iniciou o projeto, em 2009. A proposta começou bem simples, foi o ajuntamento dos alunos das oficinas de artes do Viola de Bolso, seus professores, os ativistas culturais, artistas e grupos culturais convidados. Animados pelas expressões culturais com que trabalham e atuam, as turmas e grupos de artes saem às ruas de Eunápolis, cantando, encenando esquetes, apresentando temas relacionados à história e à memória cultural da cidade.

Este ano 2014  aconteceu dia 20 de setembro a quinta edição da Caminhada. Ela ocorreu no contexto de reflexão que o Viola está fazendo com as suas turmas nas oficinas de artes, sobre a cidade e a relação com as culturas: qual o papel da escola, do poder público, das comunidades barriais, dos cidadãos em geral, neste processo de fortalecimento da cultura e das expressões artísticas locais.

Veja fotos da caminhada aqui

Deixe uma resposta