Caminhada Cultural reúne e ativa grupos culturais em Eunápolis

with Nenhum comentário
menino do viola de bolso na 6ª Caminhada Cultural
menino do viola de bolso na 6ª Caminhada Cultural

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A sexta edição da Caminhada Cultural do Viola de Bolso, ocorrida em 09 de maio, sábado das 9h às 11h reuniu diversos grupos culturais da cidade, jovens, crianças e seus pais que acompanharam as atividades da caminhada.

As turmas das oficinas de artes do Ponto de Cultura do Viola de Bolso, o grupo de Capoeira do mestre Pé de Chumbo com o seu projeto cultural “Vivercultura”; o Coletivo ‘Voz da juventude’; o grupo percussivo do mestre Cezinha e a turma de Capoiera do bairro Alecrim foram destaques da Caminhada.

Mensagens de afirmação cultural, de reivindicação dos direitos de cidadania cultural e de crítica à rede globo foram marcantes no evento.

As crianças, fantasiadas e vestidas de um colorido alegre e ligadas aos temas da cultura popular e da história brasileira deram o tom e a relevância da ação cultural do Viola de Bolso.

Vale lembrar que muito das referencias linkam com a celebração dos 30 anos de luta e resistência cultural do Viola de Bolso. O Viola nasceu com a abertura política brasileira, depois dos anos de chumbo da ditadura militar.

passando pela ladeira da feira do gusmão
passando pela ladeira da feira do gusmão

A Caminhada Cultural do Viola de Bolso ganhou a cidade e se tornou um evento tradicional, que, ano a ano insiste em dizer para Eunápolis que a cultura é a possibilidade de mudanças reais na sociedade de hoje.

Veja as fotos aqui

MANIFESTA!

VIOLA DE BOLSO

30 palavras de futuro

Liberdade contra o muro

30 furos no silêncio

Luzes na sombra do medo

30 abraços contra o tédio

A canção como remédio

30 vezes a infância

Pelo fim da violência

30 dias para o dia

30 séculos para o ano

Nosso canto no futuro.

Banda percussiva na Caminhada Cultura
Banda percussiva na Caminhada Cultural

 

 

Deixe uma resposta