Vamos subir o rio!

with Nenhum comentário

cropped-banner-final

Festivale no Salto da Divisa – E viva o Jequi!!

Estamos felizes porque o Festivale este ano, em sua trigésima segunda edição acontece bem aqui, na fronteira entre Minas e Bahia, no Salto da Divisa. O Festivale começa neste domingo, 26/07, domingo e conta com shows do Coral das Lavadeiras, de Almenara e de Titane, ave cantadeira de Belo Horizonte. O evento segue até o dia 01 de agosto, com programação diversa.

O Viola de Bolso participa há muitos anos o Festivale. Já cantou “Romeiros da Alegria”, em Itinga e a canção do Viola de Bolso, “vamos subir o rio”, cantada no festival de música do evento em 1993, na cidade de Jequitinhonha. De lá pra cá a música foi gravada em CD pelo Viola de Bolso e por Gerri da Sanfona de Ibotirama, além de virar hino do Festival de inverno de São Gabriel, norte da Bahia. Outras versões da canção foram feitas por muitos grupos e artistas individuais, cantada livremente por todos,gravada, regravada e publicada na internet.

O Salto da Divisa comporta uma barragem(hidrelétrica de Itapebi) criada por um consórcio entre os governos de Minas e Bahia, cujo projeto afetou o rio e fez desaparecer a Cachoeira do tombo, importante correideira de águas que contava a história de fatos e lendas da população local.

 

Deixe uma resposta