Ceramista Nasser Gazel visita o Viola de Bolso

with Nenhum comentário

nasser_viola

Entre os dia 07 a 11 de agosto/15 o escultor, artista do barro, ceramista mineiro Nasser Gazel de Ataléia, cidade do vale do Mucuri, esteve visitando o Viola de Bolso, compartilhando os seus projetos de formação e capacitação de jovens estudantes no ofício de ceramista, ressignificando o barro e inspirando a formação de novos artistas. Gazel, que é filho de libanês, desenvolve o seu ofício desde menino e tem o tino para contar histórias e compor músicas inspiradas em suas vivências com pessoas do interior de minas, o campesinato da região do vale do mucuri, onde vive até hoje.
O artista constrói e dá forma ao barro ao compor máscaras e objetos do cotidiano, em diferentes tonalidades e facetas, focados nas matrizes étnicas da população regional, os povos originários e afro-brasileiros. Os seus trabalhos podem ser vistos em diversos lugares no Brasil, em faculdades, casas de cultura, museus e espaços culturais como o Viola de Bolso.  A casa-ninho é um exemplo de sensibilidade do poeta do barro.
Gazel é um Griô. Ele está preocupado constantemente em transmitir o saber e abrir possibilidades de agregar novos valores às suas obras de artes, pelos seus alunos. Os seus ensinamentos são transmitidos oralmente, compartilhados e colocados em prática no momento em que os temas  de sua vivência são tratados, ao tempo em que flui a conversa, busca-se o barro(com a licença da natureza) e ressignifica a matéria-prima pelas mãos de cada um que se dedica àquele trabalho.
Começo de setembro o Griô Nasser Gazel retorna ao Viola de Bolso para realizar uma oficina de construção de máscaras com o barro colhido em nosso município.
Veja fotos de Gazel aqui

Deixe uma resposta