Poética da resistência

with Nenhum comentário

 

DSCN1097

Nesta sexta feira, 15/04 às 19h teremos mais uma edição do Projeto “Quem tem medo de poesia?”, no Espaço de Cultura do Viola de Bolso.

A América Latina sempre foi marcada pelas lutas de resistência contra os conquistadores europeus, pelos duros combates contra a escravidão e as injustiças. A América Latina foi palco de intensas batalhas travadas pelos guerreiros, líderes do povo, contra a opressão e a pilhagem dos territórios autônomos. Figuras como Tupac Amaru, Lautaro, Tupac Katari e muitos outros deram as suas vidas em nome da liberdade e do bem viver dos seus povos.

Da mesma forma os poeta em seus versos de fogo cantaram e cantam até hoje a resistência e as lutas que vivenciam os povos de nossa Pacha mama. No Brasil inúmeros poetas escritores narram histórias de resistência, cantam versos que nos inspiram até hoje.

Aqui lembramos de Solano Trindade, poeta negro, de luta e de verso pulsante.

Nesta sexta, inspirados pelo tema ‘cultura e democracia’, a poética é de resistência.

Solano Trindade, Pablo Neruda, Eduardo Galeano, Garcia Lorca, Florbela Espanca, Pedro Tierra, Camilo Torres, Clareanna Viveiros, Tawfic Zayyad, dentre outros, estarão conosco.
Aliás, veja abaixo trecho de poema de Tawfic Zayyad, poeta palestino:

“Aqui
Sobre vossos peitos
Persistimos
Como uma muralha
Em vossas goelas
Como cacos de vidro
Imperturbáveis
E em vossos olhos
Como uma tempestade de fogo”

Ah! só lembrando:

Neste ano o projeto pretende ser intinerante. Ele começará no Viola de Bolso e percorrerá mais três lugares/espaços de cultura na cidade. Por isso, além de você trazer seus poemas ou poemas de seu poeta preferido, você também poderá sugerir onde irá acontecer a edição seguinte do evento.

Deixe uma resposta