Viola de Bolso programa ações culturais

with Nenhum comentário
O Viola reunido
O Viola reunido

Viola de Bolso faz avaliação de sua atuação nas políticas culturais

O Viola de Bolso Arte e memória Cultural reuniu os seus ativistas culturais que atuam diretamente no Ponto de Cultura com Oficinas e atos culturais em Eunápolis, para uma avaliação de sua atuação nos últimos meses, tomando como base o seu Plano de Trabalho de 2016, no qual o tema “culturas locais, leituras do mundo” é a base teórica de suas atividades neste ano.

No encontro, foi socializado um texto reflexivo no qual os dirigentes do Viola de Bolso expressam a crença de sua ação política formativa junto aos jovens, numa perspectiva de construção de políticas públicas municipais de cultura, baseadas nos direitos culturais de cidadania e justiça. As culturas numa visão ampla, em que arcabouços legais, a diversidades de expressões artísticas e as mobilizações setoriais cada vez mais possam se fortalecer e conquistar direitos culturais, a exemplo da pactuação entre os entes federados no repasse de recursos de fomento e promoção das artes e da cultura.

O Viola de Bolso acredita que somente um Plano Municipal de Cultura poderá dar garantias de ações e programas continuados que venha do novo olhar das administrações municipais, em parcerias com o estado e instituições do campo cultural.

Em Eunápolis, as discussões  sobre as politicas públicas ainda são incipientes, dada a falta de interesse de diferentes grupos ou a falta de compreensão sobre os direitos culturais. Mas em geral, vemos poucos interesses de artistas ou grupos culturais em debater os assuntos, quanto mais assumir compromissos de atuação e militância nessas políticas.

De modo que participamos e incentivamos outros setores a participar.

Ao final do encontro, os ativistas do Viola de Bolso traçaram uma agenda de ações para os próximos quatro meses do ano, com destaque para a a temática da Consciência Negra e a realização da VII Semana de Arte do Viola, cuja preparação começou.

Até lá, ainda ocorrerá os projetos de intervenção cultural, “Quem tem medo de poesia”; “Domingo da boa música”; “Diálogos Culturais” e “Vamos brincar de infância.”

Aguarde a programação completa aqui!

Deixe uma resposta