Qualé da Cultura?

with Nenhum comentário

Será nesta quarta feira, dia 31 de maio/17, às 19h, mais uma rodada de conversa e reflexão sobre as política culturais em Eunápolis. A segunda roda de conversa vai debater o Forum Municipal de cultura como um instrumento mobilizador e de responsabilidade coletiva dos cidadãos eunapolitanos.

Em Consequência das conquistas no campo dos direitos culturais em âmbito municipal, o Viola de Bolso tem convocado ativistas culturais, representantes de grupos e coletivos de cultura, artistas e estudiosos da área, para debater e refletir sobre a cultura em Eunápolis, seja do ponto de vista da perspectiva de seus protagonistas, seja do ponto de vista do que isso representa junto ao poder público local. Os encontros são como aquelas reuniões de grupos de estudos, que vai evoluindo numa crescente presença e participação das pessoas. Ainda somos poucos, mas que na medida em que vai dando, as notícias correm e os interessados vão aparecendo.

Ainda estamos contando somente com a participação de segmentos ligados ao movimento cultural, quando, a médio prazo, convidaremos instituições como o Ministério Público Estadual, a Secretaria municipal de Educação ou o Conselho municipal de política cultural, por exemplo.

Bom, na prática o que feito: temos realizado uma Roda de debate, sempre na última quarta feira de cada mês, às 19h no espaço cultural do Viola de Bolso. A base dos estudos são as politicas públicas de cultura, notadamente o Sistema Nacional de Cultura SNC e suas variantes no espaço municipal, analisando os marcos legais, as práticas culturais de promoção e fortalecimento da cidadania e o que tem sido realizado(ou não) pelo poder publico municipal.

O Viola de Bolso acredita que esta seja uma das formas, um dos inúmeros mecanismos de animação e mobilização dos segmentos culturais, com vistas à melhoria da ação política em favor da cultura, dos seus artistas e dos cidadãos de uma cidade, como Eunápolis, que já passou da hora de ter uma Secretaria municipal de Cultura e projetos de valorização de seus agentes culturais.

Para não esquecer

O QUE: Roda de conversa sobre Políticas culturais em Eunápolis/Segundo debate;

QUANDO: dia 31 de maio/17, às 19h.

ONDE: Espaço Cultural do Viola de Bolso, praça dr. Gusmão, 38 – bairro dr. Gusmão.

QUANTO: evento sempre Gratuito.

Deixe uma resposta