QUATI QUADRINHOS E IMAGINAÇÃO NO VIOLA

with Nenhum comentário

Projeto leva quadrinhos para a sala de aula com oficinas para estudantes e professores

Oficinas, exposição, bate-papo, exibição de vídeo e feira: Eunápolis – BA celebra o incentivo à leitura com evento completo. Nos dias 17 a 22 de julho, o Espaço Cultural Viola de Bolso recebe o projeto QUATI – Quadrinhos, Educação, Traços e imaginação que traz atividades gratuitas que contemplam o público infantil e educadores. As inscrições para as oficinas infantis serão feitas presencialmente a partir do dia 03 de julho, no período da manhã e tarde, no espaço localizado na Pra Dr. Gusmão, 38 bairro Gusmão.

O projeto QUATI é realizado pelo coletivo Lady’s Comics em parceria com a Gibiteca Angelo Agostini do Ponto de Cultura Viola de Bolso. O evento tem o apoio financeiro do Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. Além disso, contaremos com o apoio da Secretaria municipal de Educação de Eunápolis, através de sua coordenação pedagógica, na mobilização dos professores. São oficinas de curta duração ministradas por quadrinistas e pesquisadoras. As aulas para a criançada são divididas em dois temas: Criação de fanzine e Criação de personagem.

Com atividades formativas, lúdicas e socioculturais, os professores contribuem para que os primeiros leitores ganhem afinidade com a arte e a tornem auxílio no aprendizado. Já a oficina Quadrinhos na sala de aula, voltada para os educadores, trabalha a inclusão de quadrinhos no cotidiano escolar como recurso pedagógico. Além de estimular a leitura crítica de texto e imagem, aborda a importância das HQs na formação do leitor e possibilita reflexões sobre o gênero. Além de referências e conteúdo teórico, as aulas trazem exercícios práticos que vão mostrar como os quadrinhos podem ser usados em sala.

Ao final, no sábado do dia 22, acontece uma exposição dos trabalhos, UM bate-papo com a quadrinista e ilustradora, Rebeca Prado.

Ainda no sábado poderemos conhecer o resultado dos trabalhos produzidos nas Oficinas, com uma exposição montada no local do evento.

“Acreditamos que a história em quadrinhos é uma ótima ferramenta ao incentivo à leitura”, diz uma das coordenadoras da Gibiteca Angelo Agostini, Joésia Maria.

Lady’s Comics:

Atuando a aproximadamente 7 anos como pesquisadoras e produtoras de conteúdo, por meio do site e eventos, o coletivo, composto por Mariamma Fonseca, Samanta Coan e Samara Horta, percebeu uma necessidade de ampliar para além da produção de quadrinhos feito por mulheres. “Pensando na desigualdade de mulheres e homens no cenário dos quadrinhos brasileiros, além da falta de acesso dessas mídias para uma grande parcela da população, chegamos à conclusão que precisamos contribuir e promover novas iniciativas.”, comentam.

Incentivar a leitura e a criação de histórias em quadrinhos desde a infância é um passo inicial para que, no futuro, cresça o número de produtores de HQs, além de leitores com novos olhares  sobre a nona arte. Segundo elas “é parte importante desse processo também trazer os quadrinhos para os dias atuais. Introduzir as Histórias em Quadrinhos ao cotidiano da escola é uma forma de instrumentalizar os educadores para a formação moral e crítica dentro da sala de aula e aproximar os alunos de uma rica e diversificada linguagem”.

ESCOLHA A SUA OFICINA:

Criação de Personagem | Mariamma Fonseca

Ensinar ao aluno o princípio básico da linguagem visual e narrativa para a criação de quadrinhos à partir de exemplos. Desenvolver com os alunos personagens em conjunto, de forma que o aluno perceba o processo de criação. Dar orientação e suporte para que cada aluno crie o seu próprio personagem e elabore uma história para esse personagem.

Criação de Fanzine | Prisca Paes

A oficina tem como objetivo mostrar as possibilidades da criação de zines. Através de linguagens como colagens, desenho, poesia e afins. A oficina apresenta o objeto artístico zine e convida as participantes aos seus primeiros experimentos dentro deste universo. Uma ferramenta empoderadora que dá voz e que é democrática. Serão explorados conhecimentos como criação, diagramação e arte final.

Quadrinhos na sala de Aula | Samanta Coan

A oficina trabalha, junto aos educadores, a inclusão de quadrinhos no cotidiano escolar como recurso pedagógico. além de estimular a leitura crítica de texto e imagem, aborda a importância das HQs na formação do leitor e possibilita reflexões sobre o gênero. Com referências e conteúdo teórico, as aulas também trazem exercícios práticos que vão mostrar como os quadrinhos podem ser usados em sala.

Contato

(73) 98141-8987 | 98102-5567 Biblioteca Alcides Lacerda e Gibiteca Ângelo Agostini

Acesse site do evento:

http://projetoquati.com.br/bahia/?p=58

Deixe uma resposta