
A cultura amplia a visão de mundo
A cultura trabalha com todos os aspectos que relacionam natureza e sociedade, cultura material e imaterial, símbolos, costumes, crenças, modos de produção, comunicação, expressões e linguagens artísticas, culturas tradicionais e novas tecnologias, garantindo assim o princípio da diversidade e do respeito às diferenças. As artes é só uma parte da cultura. A cultura é muito mais.
Cultura como direito
O estado brasileiro – com base na CF de 1988 – conceitua e reconhece a cultura em sua formulação de política cultural, reunindo três fatores: a cultura cidadã, a simbólica e a econômica.
Mesmo sendo teses, nós defendemos tais preceitos, uma vez que isso foi também uma conquista do movimento cultural no Brasil e no mundo. E assim vamos construindo os espaços de cidadania e participação, de criação coletiva e de respeito, espaços de futuro, como acreditamos.
Espaços de futuro
Como garantir hoje, que espaços como da escola e da educação formal seja espaço de futuro, sendo que não existe carteiras para as crianças sentarem? Falta professores? Falta encantamento? O ônibus escolar não vem, a merenda falta, não existe segurança?
Como acreditar que o espaço do presídio, possa desarmar homens e mulheres e ser um espaço de futuro? E sendo espaço de futuro, possa devolver homens novos à sociedade velha?
A praça sem um brinquedo para as crianças, sem uma arte, sem nenhuma biblioteca, pode ser espaço de futuro?
O projeto “A Cultura tem futuro” nasceu quando uma pessoa questionou: – cultura tem futuro? Isso é coisa de sem que fazer, cultura não dá futuro não, menino!
E a nossa resposta já está no ar, melhor, já foi entregue às autoridades locais, ao poder público municipal, já está nas redes sociais e vai tomar corpo em toda a sociedade eunapolitana.
A Cultura é o futuro!
Deixe uma resposta