“Olha, foi massa viu!” Assim concluiu Wilver, Bragui MC como é mais conhecido no universo da Cultura Hip Hop, ao comentar sobre o evento RAPensando, Roda de Conversa e Batalha de MC’s no espaço cultural do Viola de Bolso, no sábado 14 de abril, desde às 16 horas.
Na Roda de Conversa tinha figuras como o MC Big Richard, raper e professor multimídia e audiovisual na UFSB em Porto Seguro, Verônica Zulu, professora do Ifba e o companheiro Lau Siqueira, poeta e Secretário estadual de Cultura da Paraíba.
Diversos MC’s da região, com destaque para os batalhadores de Porto Seguro e Eunápolis, rapers e MC’s de movimentos periféricos organizados em coletivos e grupos de cultura.
Bragui MC e Loba {fotógrafa} foram os anfitriões do evento e organizaram a batalha de MC’s, mas falaram da importância de todos participarem da Roda de conversa, como aprendizado, ampliação do repertório musical e literário, enfatizando a importância do quinto elemento na cultura Hip Hop. Esse foi o tom na roda de conversa.
Em seguida, a batalha de MC’s revelou a criatividade e as energias que os jovens tem acumulado nessa experiência. O temas tratados nas batalhas vão desde os desafios tipo de “feira”, com a memória dos cordelistas e cantadores de feira, até as músicas bregas que põe em xeque o respeitoà mulher e às diferenças em geral. Um segmento que vivencia sempre a opressão e a discriminação, “vencer, mostrar que és o melhor e em quê,” pode revelar as contradições das lutas juvenis hoje no Brasil e na América Latina. Mas é muito bom ouvir a juventude da cultura Hip Hop, porque é muita energia.
Uma resposta
Vanessa Suellen
Foi tudo muito bem articulado, a abordagem dos temas e o armamento da roda de conversa do evento,muito proveitosa.
As batalhas deram voz ao gueto.
Que venham novos eventos como este.