
2º Semestre: Viola de Bolso abre inscrições
2018
02 Cursos de formação para agentes de cultura
música, violão, violino e percussão
Rodas de Leitura e Artes Visuais são os cursos ofertados.
Espaço Cultural do Viola de Bolso oferta diversos cursos
O objetivo do Viola de Bolso é atingir uma faixa etária entre 07 a 21 anos, a depender do curso. Na verdade os cursos tem caráter de vivências culturais, em formato de oficinas e rodas interativas, com pedagogia e metodologia próprias, focados nas noções de cidadania cultural, democracia e solidariedade. A transmissão dos saberes, o respeito às diferenças e à diversidade, o aprendizado mútuo são a essência dos círculos dialógicos que se instalam nas vivências culturais. Memória oral, culturas identitárias e ancestralidade dialogam com mídias digitais, cinema, hip hop e lutas por direitos sociais.
Cada curso tem os seus conteúdos, sua metodologia, faixa etária e carga horária definidos. Veja abaixo:
– Cursos de formação para agentes de cultura
* Agente Cultural da Rede Ação Griô:
Tendo como base a Pedagogia Griô, o Curso de formação de Agente Cultural da Ação Griô na Bahia vai capacitar 10 jovens nos princípios da transmissão dos saberes da memória oral e da ancestralidade cultural. Em forma de vivência, o Curso dialoga com a realidade da cultura local, recompondo a memória e a história de cada participante, como memória coletiva, de encantamento, empoderamento, diálogo e escuta, referenciando os mais velhos da comunidade em que atua, destacando os seus saberes e as suas práticas culturais.
Metodologia: Círculos de cultura e Rodas dialógicas.
Carga horária: 60 horas.
Faixa etária: 18 a 27 anos.
Vagas: 10 pessoas.
Valor: gratuito.
Obs: Além da formação, o projeto oferece materiais pedagógicos e Certificado emitido pela Rede Ação Griô Nacional para os participantes do curso.
* Curso para não-artistas e anti-heróis:
O Curso para não-artistas e anti-heróis, é de Residência Cultural e intensa con-vivência no espaço cultural do Viola de Bolso, além de visita a outros locais.
O curso passa por ações formativas, leituras e reflexões poéticas, guerrilha e ação literária urbana, além das tarefas cotidianas do espaço cultural.
Conteúdo programático:
– História brasileira da resistência popular; antropologia cultural; América Latina; literatura rebelde e poetas malditos; povos indígenas do leste; literatura regional; música autoral e vídeo-poesia;
Vagas: 08 pessoas
Carga horária: 40 horas.
Início: 07 de agosto/18
fim: 30 de outubro/18.
Faixa etária: maiores de 15 anos.
Valor: gratuito.
1a. parte: Estudos teóricos e encontros dialógicos. Vivências e Círculos de Cultura.
2ºparte: Pintura rebelde e criação de murais.
OFICINAS:
– Música: Violão, Violino e Percussão.
* Capacitação básica em técnicas musicais: ritmos, harmonias, estilos musicais.
História da música brasileira, influências musicais e composição autoral.
– Rodas de Leitura
* Espaço lúdico de leitura e de contação histórias para a meninada. Os Encontros são duas vezes por semana, com turmas pela manhã e pela tarde. As inscrições são feitas na secretaria do Viola de Bolso.
Vagas: 20 pessoas
Início: 07 de agosto/18
fim: 30 de novembro/18.
Faixa etária: maiores de 07 anos.
Valor: gratuito.
– Artes Visuais
* A proposta é trabalhar com diversos materiais ‘coleados’ e reciclados, aliando a pintura, o desenho e a criatividade. A oficina segue com turmas pela manhã e pela tarde. As inscrições são feitas na secretaria do Viola de Bolso.
Vagas: 20 pessoas
Início: 07 de agosto/18
fim: 30 de novembro/18.
Faixa etária: maiores de 07 anos.
Valor: gratuito.
Além disso, o Espaço Cultural do Viola de Bolso mantém um calendário de atividades culturais para a população em geral, com diversas temáticas. Pra conhecer toda a programação acesse: www.violadebolso.org.br
Deixe uma resposta