seo agency

SECULT BA PREMIA FOLIA DE REIS EM ITAGIMIRIM

with Nenhum comentário
Folia de mae Ceicinha

Maria Conceição Rodrigues, mais conhecida como mãe Ceicinha, lidera um grupo de Folia de São Sebastião em Itagimirim, sul da Bahia. Mas não é só isso. Mãe Ceicinha é a rama fundamental da herança ancestral de seus avós e pais que vieram de regiões diferentes do Brasil.

A sua mãe, Marta Conceição, é mineira do vale do Jequitinhonha e aportou em Itagimirim na década de 1950, já exercendo o ofício de mestra rezadeira, líder religiosa e compromissada com os santos das Folias.

Já o seu Antonio Rodrigues da Silva, pai de Ceicinha, veio das bandas de Alagoas, nascido em Palmeiras dos Índios, terra dos Xukuru Kariri.

Essa união matrimonial fortaleceu laços ancestrais e práticas culturais que reverberam no tempo e no espaço, onde um dos cenários principais é o território sagrado em Itagimirim, liderado por mãe Ceicinha e seus filhos, herdeiros da bandeira e da roça.

O Terreiro de Umbanda São Jorge se move no tempo e na resistência, ja que em torno dele existe há décadas o grupo Raízes e Tradição, que cultua os tambores e batuques das senzalas e trilhas quilombolas de antigamente e das rodas e cultos do presente, quando em maio de todo ano o grupo se apresenta na festa da cidade;

Do mesmo modo, o grupo de Folia de São Sebastião que também se perpetua nas tradições do ciclo natalino brasileiro, ali se faz presença marcante, a percorrer cidades e distritos rurais da região, celebrando a fé, a lida e a esperança, entre o finzinho de dezembro e a força renovada de janeiro, em pleno verão nordestino.

Foi justamente a prática das Folias de Reis e São Sebastião de mãe Ceicinha que o Centro de Culturas Populares e Identitárias CCPI da Bahia, reconheceu e premiou com merecida honra, para a alegria de todos nós, através dos recursos da Lei Aldir Blanc.

Porém, neste janeiro de 2021, com as limitações impostas pelo Covid-19, a mestra mãe Ceicinha vai celebrar em sua casa, com um grupo menor, que vai se apresentar via internet, através de lives previamente agendadas.

Inaugurando esse jeito novo e diferente de cantar folia de reis, vamos celebrar essa boniteza, meio que distante, mas bem perto do olhar, graças à tecnologia criada pela internet.

Saiba mais sobre o prêmio aqui

Acesse ao Facebook de mãe Ceicinha

https://www.facebook.com/mariaconceicao.rodrigues.944

Deixe uma resposta