A LUTA QUE SEGUE
PROPOSTA DE AÇÃO PARA 2022
Tomando como base os textos escritos em setembro/21(“antes amanhã” e “depois da curva”), por considerar ainda atual a reflexão ali contida, vamos reorganizar as propostas e elencar outras tantas, para construirmos assim, o Plano de ação cultural do Viola.
À luz dos dois documentos, continuamos com os desafios mais latentes, que são as condições financeiras para manter as ações e a mínima estrutura de funcionamento.
Ensaiamos atividades que renderam ajudas para pagamentos de itens básicos, como energia, internet, água e serviços de terceiros(pedreiro, eletricista, marceneiro, etc).
Em 2021 fizemos atividades que deságuam sem dúvida, em 2022, pelo seu caráter situacional(a pandemia) e preparatório(as mudanças), cuja transição(gusmão-colônia) está chegando ao fim, fechando um ciclo.
Agora é planejar 2022, uma vez que indicamos nos textos citados acima, os eixos a serem detalhados.
Apontamentos para a ação do Viola de Bolso:
Os principais eixos de atuação do Viola, estão listados nos documentos de novembro/2020, que poderão ser lidos no link abaixo(“indicativos da ação em 2021-2022” e de forma resumida, na apresentação em PPT para a comunidade da Colônia, em 28 de outubro/2021).
Para o caso da Colônia, os equipamentos culturais pensados, estarão conectados com os 04 eixos de atuação do Viola para os 03 anos, entre 2021 a 2024:
- Patrimônio cultural e memória
desdobramento inicial: Realizar pesquisa de campo, relatos dos antigos moradores sobre o surgimento e a história da comunidades(memória individual e memória coletiva).
- Ação Griô – Vivências e transmissão dos saberes
Construir um processo coletivo de pertencimento que resulte na criação de um circuito dos saberes(uma trilha de visitação/escuta/vivência/dialogo cultural), envolvendo a comunidades e suas mestras e mestres. Potencializar os ciclos celebrativos e de memória objetiva e/ou subjetivas/simbólicas) da comunidade.
- Artes e Ludicidade e Encantamento.
As Oficinas deverão ter esse papel de ativar a verve lúdica, proteger a infância e trazer encantamento. A alegria do fazer criativo e a satisfação em realizar exercícios que instiguem a memória e a criatividade, através de brincadeiras e execução de tarefas.
- Ecologia dos saberes
Pautar todas as ações e as suas atividades, no campo da ecologia, das experiencias práticas, que gere entusiasmo na realização e simbólicas, aliando todas as ação no campo da cultura, do cuidado com o outro e tudo ao redor, da prevenção e da cura, da geração de renda e da sustentabilidade.
Como eixos, a suas lacunas(sintonia conceitual) deverão ser preenchidas(com propostas reais) nas reflexões que vamos realizar nos encontros de planejamento. Isso fará com que as ações fiquem mais nítidas e ganhem o alcance real, tornando possível perceber os níveis de sua realização(processo criativo-participativo).
Pelas experiências e condições que temos, o caminho é esse:
1º Definir as Oficinas iniciais(aqui cada um pode mudar, sugerir, elencar por ordem de prioridade, dar um título, questionar, ajustar, propor outras atividades):
a) musica( violão e percussão e ritmos);
b) artes visuais( produção artesanal; reciclagem, etc);
c) Rodas de Leitura/literatura(leituras, produção e interpretação de textos);
d) teatro(exercícios corporais e produção de esquetes);
e) Agroecologia(práticas agroecológicas nos espaços de vida).
f) cultura e saúde(práticas culturais de cuidados, cura e prevenção)
g) cultura e democracia(história do brasil e funcionamento doe estado brasileiro)
h) audiovisual(produção audiovisual com equipamentos simples de filmagem e edição de imagens)
i) Capoeira
j) Circuito dos saberes(trilha griô).
2º Definir a equipe.
3º Definir uma agenda de ações estratégicas/mobilizadoras(que se vinculam aos eixos) e de atividades específicas(que materializa o calendário/agenda):
EVENTOS CONSOLIDADOS:
1. QUEM TEM MEDO DE POESIA
2. FEIRA DO LIVRO
3. DOMINGO DA BOA MUSICA
Dezembro de 2021.
docs do viola para consulta:
http://violadebolso.org.br/perspectivas-da-acao-cultural-em-2021/
RESUMO:
O ESPAÇO CULTURAL DO VIOLA DE BOLSO COMO UMA
ESCOLA DE FORMAÇÃO CULTURAL
Eixos e Princípios:
1. Patrimônio cultural e memória
– Contar história e recompor memórias, linkadas com a história regional e a cultura local.
2. Ação Griô – Vivências e transmissão dos saberes
– Compartilhar saberes e conhecimentos, através da Pedagogia Griô. Criar uma Trilha Griô, um circuito dos saberes na comunidade.
3. Artes e Ludicidade
– Favorecer as vivências culturais, a formação artística inicial e o encantamento.
4. Agroecologia dos saberes
– Fortalecer uma Pedagogia crítica e libertária, aliando práticas agroecológicas, cultura, território, saúde preventiva e meio ambiente.
5. Ação estratégica/eventos.