Coordenação do Fórum dos Pontos de Cultura se reune em Salvador
Dois meses depois do II Fórum dos Pontos de Cultura da Bahia, ocorrido em Salvador dias 06 a 08 de julho, a Coordenação executiva eleita se reune para discutir e encaminhar os temas de destaque do evento.
Ainda sob o impacto de sua importância – considerado pro todos – a articulação dos Pontos de Cultura na Bahia tende a se fortalecer na medida em que os diferentes atores sociais, culturais e políticos perceberam o significado desse movimento, que se pauta na diversidade e no fortalecimento das identidades culturais e suas diversas manifestações de vida e cidadania.
Longe de ser um discurso, essa percepção é fruto de realizações históricas dos movimentos processados antes do golpe de 1964 e que teve seu percurso abortado pelo militarismo e demais forças reacionárias que se impunham naqueles tempos.
Com diferentes matizes e ao seu tempo, carregado de forte anseio libertário, muitos Pontos de Cultura – caso do coordenado pelo Viola de Bolso – crer na força criativa dos seus sujeitos, entre laços que se tecem mutuamente do que supomos e chamamos de moderno e tradicional, das redes criadas no ciberespaço e das redes solidárias entre os vizinhos de uma comunidade, de suas economias de reciprocidade, de suas novas descobertas para navegar e dialogar, das novas possibilidades de pensar e construir o futuro.
Ante tantos sonhos, pensamentos e esperanças, o desafio do cotidiano nos espera no amanhecer.
E dele vamos falar em nossa primeira reunião em Salvador neste dia 09 de setembro.
As dificuldades nas prestações de contas; as interseções entre uma etapa-fase e outra; a formulação de políticas de estado que dê segurança a tantos trabalhadores da cultura; as contas que ficaram pra trás; o aprendizado com o erro do passado e a atenção para não errar na frente. Vamos refletir e nos preparar para contribuir com a realização das Conferencias de cultura nos territórios de identidades e fazer o movimento pulsar na Conferência Estadual, em Ilhéus, em novembro.
Assim, estamos todos convidados a canalizar as boas energias que todos precisamos e que – com certeza-, os diversos Pontos de Cultura tem para doar a todos.
Deixe uma resposta