AÇÃO GRIÔ SERÁ EIXO DE TRABALHO NO PONTO DE CULTURA DO VIOLA DE BOLSO EM 2011
O Ponto de Cultura do Viola de Bolso em sua reunião de Planejamento estratégico para 2011, definiu como eixo de atuação a valorização dos saberes tradicionais e da memória oral, através da AÇÃO GRIÔ.
Com o lema “Ação Griô, memória e oralidade”, o Ponto de Cultura do Viola de Bolso pretende enfatizar a tradição dos mestres Griôs, contadores de estórias e guardiões do saber, através de suas Oficinas de artes(06 oficinas temáticas) ao longo do ano. Com isso, a Ação Griô perpassará todas as Oficinas: de Teatro; Violão, Teclado, Capoeira, Artes Visuais e as Rodas de Leitura, numa perspectiva de revitalização da memória histórica local, valorizando os relatos dos mais velhos com a prática da contação de estórias, favorecendo formas de compartilhamento dos saberes e perpetuação dos modos do bom viver de suas comunidades.
Na prática, os oficineiros a partir do tema eixo farão a mediação entre as atividades dos cursos e os líderes comunitários, detentores de ofícios e/ou saberes naquela realidade dada, que é Eunápolis. O Viola de Bolso prepara um Seminário ainda neste semestre que refletirá sobre o tema.
O momento será também de fortalecer a campanha em favor da Lei Griô, um dos resultados desse movimento entre os Pontos de Cultura e demais projetos no âmbito do Programa Cultura Viva.
Deixe uma resposta