PATAXÓ EM LUTA –
Rendemos aqui a nossa homenagem às guerreiras Pataxó do extremo sul da Bahia e por extensão ás guerreiras do povo Tupinambá e Hã Hã Hae nas regiões de Buerarema, Ilhéus e pau Brasil, respectivamente. São onze anos dos acontecimentos em Coroa Vermelha por ocasião das celebrações dos 500 anos e da grande e histórica Conferência Indígena, no município de Cabrália. Diante de tanta pressão do mundo moderno e das políticas de desenvolvimento que tenta engolir os saberes tradicionais e as culturas dos povos indígenas, torna-se fundamental que estes povos mantenham-se articulados politicamente e fortalecidos em sua memória histórica, desde os fatos que marcaram as diferentes formas de resistência antigamente até os acontecimentos de abril do ano 2000, chegando aos dias de hoje, em que o estado brasileiro ainda não tem a firmeza nem a consciência que somente com a regularização e entrega dos territórios indígenas, este País terá a paz necessária.
Assim é que os Pataxó se vêem emaranhados por inúmeros interesses que fogem à sua compreensão inicial, a saber: projetos e programas de assistência, medidas compensatórias e mecanismos que os enquadram e obrigam a restringir o seu modo de vida em seu próprio território, em nome de uma política desenvolvimentista voltada para a lógica do mercado capitalista, as empresas e os latifúndios que operam no extremo sul da Bahia.
Vendo isso e pressentindo a ameaça, é que os Pataxó lutam e resistem, vencendo o medo e fortalecendo o olhar pro futuro.
Posts Similares
História de Quilombo
CAPITÃO MOURO – Livro indispensável em qualquer biblioteca pública e que mereceria ser disseminado, distribuído... leia mais
O ESPAÇO CULTURAL DESCORTINA MUNDOS
“Ainda somos os mesmos, mas vivemos diferentes, vemos diferentes, respeitamos as diferenças, mas não temos... leia mais
O DESTINO DA FÉ –
A Romaria a Bom Jesus da Lapa, no sudoeste da Bahia ainda é o destino... leia mais
Encontro dos Poetas em Tx. de Freitas reúne ativistas culturais do extremo sul da Bahia
Quando começou, há uma década atrás, o Encontro dos Poetas tinha a intenção de firmar... leia mais
Na cidade qual fronteira?
Uma cidade como Eunápolis é diferente de uma cidade como Belo Horizonte, por vários motivos.... leia mais
PONTOS DE CULTURA DA BAHIA
Reflexão sobre a rede de Pontos de Cultura da Bahia, após dez anos de seu... leia mais
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Deixe uma resposta