
O Viola de Bolso recebeu a visita nesta quinta-feira (19/o9) de Josias Pires, cineasta baiano que dirigiu, juntamente com Joel Almeida, o documentário “Cuíca de Santo Amaro” e que tem realizado diversos lançamentos na Bahia. Em Eunápolis Josias Pires veio participar de uma sessão de cinema no Campus XVIII da Uneb e fazer um bate-papo com um grupo de alunos dos cursos de Letras e História.
Josias Pires vem dialogando com ativistas do Viola desde 2001 sobre culturas tradicionais e manifestações populares do extremo sul da Bahia, quando fizemos uma participação no programa “Bahia em Revista” da TVE, e quando o então cineasta era um dos diretores da TV Educativa.

Ao presentear o Cineclube Viola com um exemplar de seu documentário, conversamos sobre novas possibilidades de apresentações e oficinas de audiovisual no espaço cultural do Viola.
O filme Cuíca de Santo Amaro
Sinopse: Entre 1930 e 1964, o controverso e irreverente cordelista baiano Cuíca de Santo Amaro teria produzido cerca de 100.000 folhetos, ilustrados por Sinésio Alves. Nos textos, abordava desde o custo de vida, os crimes presentes nas páginas policiais até as manobras dos líderes envolvidos na Segunda Guerra Mundial, como Hitler e Stálin.
Mais informações sobre o filme em Caderno de Cinema.
Deixe uma resposta