Instalação do Sistema Municipal de Cultura

with Nenhum comentário

DSC06286

Em julho desse ano (2013) o município de Eunápolis realizou a sua  3ª Conferencia municipal de cultura aprovando a criação do Sistema municipal de Cultura. Para fazer valer as propostas aprovadas na Conferência, foi instituído um grupo de trabalho(GT) municipal (com setores do poder público, artistas e grupos culturais) com a finalidade de conduzir o processo até que os encaminhamentos estiverem concluídos.

Um dos temas mais debatidos foi a formação do novo Conselho Municipal de Política Cultural, um dos espaços de condução das políticas culturais e importante mecanismo de participação da sociedade civil na construção e controle social das políticas municipais de cultura. Na Conferencia municipal de cultura ficou aprovado que dali a uma semana seria apresentados os novos nomes dos representantes da sociedade civil no Conselho municipal de cultura em uma reunião que aconteceu no Espaço cultural do Viola de Bolso. Na reunião foram apresentados os nomes, aprovados e lavrada um ata específica que,  em seguida foi  encaminhada ao poder público local para as devidas providencias, de organização da documentação, chamada pública para uma reunião de esclarecimentos que indicasse os procedimentos legais subsequentes, legitimando o processo definido pela Conferencia.

Ocorre que já estamos em fins de setembro,  até o momento as providencias não foram adotadas e não há nenhuma manifestação dos representantes indicados a conselheiros em busca de informações junto ao departamento de cultura, nem há de parte do poder público nenhuma ação que demonstrasse interesse em cumprir com as definições da Conferencia.

 A pergunta é:

Esta situação compromete ou não, a instalação do Sistema municipal de cultura? Por que essa demora em legitimar o novo conselho municipal de cultura?

Dê a sua opinião, vote na enquete ao lado.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.