Entre os dia 07 a 11 de agosto/15 o escultor, artista do barro, ceramista mineiro Nasser Gazel de Ataléia, cidade do vale do Mucuri, esteve visitando o Viola de Bolso, compartilhando os seus projetos de formação e capacitação de jovens estudantes no ofício de ceramista, ressignificando o barro e inspirando a formação de novos artistas. Gazel, que é filho de libanês, desenvolve o seu ofício desde menino e tem o tino para contar histórias e compor músicas inspiradas em suas vivências com pessoas do interior de minas, o campesinato da região do vale do mucuri, onde vive até hoje.
O artista constrói e dá forma ao barro ao compor máscaras e objetos do cotidiano, em diferentes tonalidades e facetas, focados nas matrizes étnicas da população regional, os povos originários e afro-brasileiros. Os seus trabalhos podem ser vistos em diversos lugares no Brasil, em faculdades, casas de cultura, museus e espaços culturais como o Viola de Bolso. A casa-ninho é um exemplo de sensibilidade do poeta do barro.
Gazel é um Griô. Ele está preocupado constantemente em transmitir o saber e abrir possibilidades de agregar novos valores às suas obras de artes, pelos seus alunos. Os seus ensinamentos são transmitidos oralmente, compartilhados e colocados em prática no momento em que os temas de sua vivência são tratados, ao tempo em que flui a conversa, busca-se o barro(com a licença da natureza) e ressignifica a matéria-prima pelas mãos de cada um que se dedica àquele trabalho.
Começo de setembro o Griô Nasser Gazel retorna ao Viola de Bolso para realizar uma oficina de construção de máscaras com o barro colhido em nosso município.
Veja fotos de Gazel aqui
Posts Similares
40 graus vai ao deserto
Deserto verde, denominação real para uma situação real, acerca das plantações homogêneas de eucalipto, geradas... leia mais
Semana da criança
Encontros infantis no Viola de Bolso Alunos das escolas municipais Almerindo Alves, José Vitor... leia mais
VI SEMANA DE ARTE COMEÇA QUARTA!
Celebrar 30 anos do Viola de Bolso Nesta quarta feira, 25/11, começa a VI Semana... leia mais
História de Quilombo
CAPITÃO MOURO – Livro indispensável em qualquer biblioteca pública e que mereceria ser disseminado, distribuído... leia mais
Escolas Culturais
Mais Cultura nas Escolas Faz alguns anos que o... leia mais
O vazio da cidade no primeiro dia de maio
Primeiro de maio. Uma missa na catedral celebra a data tão significativa para os trabalhadores... leia mais
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Deixe uma resposta