Entre os dia 07 a 11 de agosto/15 o escultor, artista do barro, ceramista mineiro Nasser Gazel de Ataléia, cidade do vale do Mucuri, esteve visitando o Viola de Bolso, compartilhando os seus projetos de formação e capacitação de jovens estudantes no ofício de ceramista, ressignificando o barro e inspirando a formação de novos artistas. Gazel, que é filho de libanês, desenvolve o seu ofício desde menino e tem o tino para contar histórias e compor músicas inspiradas em suas vivências com pessoas do interior de minas, o campesinato da região do vale do mucuri, onde vive até hoje.
O artista constrói e dá forma ao barro ao compor máscaras e objetos do cotidiano, em diferentes tonalidades e facetas, focados nas matrizes étnicas da população regional, os povos originários e afro-brasileiros. Os seus trabalhos podem ser vistos em diversos lugares no Brasil, em faculdades, casas de cultura, museus e espaços culturais como o Viola de Bolso. A casa-ninho é um exemplo de sensibilidade do poeta do barro.
Gazel é um Griô. Ele está preocupado constantemente em transmitir o saber e abrir possibilidades de agregar novos valores às suas obras de artes, pelos seus alunos. Os seus ensinamentos são transmitidos oralmente, compartilhados e colocados em prática no momento em que os temas de sua vivência são tratados, ao tempo em que flui a conversa, busca-se o barro(com a licença da natureza) e ressignifica a matéria-prima pelas mãos de cada um que se dedica àquele trabalho.
Começo de setembro o Griô Nasser Gazel retorna ao Viola de Bolso para realizar uma oficina de construção de máscaras com o barro colhido em nosso município.
Veja fotos de Gazel aqui
Posts Similares
Novo documentário sobre o capitão Lamarca estréia na Bahia, na IV Semana de Arte de Eunápolis
Novo documentário sobre o capitão Lamarca estréia na Bahia, na IV Semana de Arte de... leia mais
O vazio da cidade no primeiro dia de maio
Primeiro de maio. Uma missa na catedral celebra a data tão significativa para os trabalhadores... leia mais
Apontamentos da memória
Narrativas de mato Dia 06 de novembro, terça feira da Consciência Negra. A lembrança vem... leia mais
Ritmo no Quem tem medo de poesia
A Poesia tem a... leia mais
Qualé da Cultura?
Será nesta quarta feira, dia 31 de maio/17, às 19h, mais uma rodada de conversa... leia mais
Poética da Desordem no Viola
Será lançado dia 16 de julho (quinta-feira)às 19h no Espaço Cultural do Viola de Bolso,... leia mais
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Deixe uma resposta