CONHEÇA O VIOLA DE BOLSO E A SUA PROPOSTA DE AÇÃO CULTURAL
ATRAVÉS DE SUA OBRA POÉTICA MUSICAL
Conceito:
O Espaço Cultural do Viola de Bolso retoma as suas atividades com um trabalho artístico composto por três momentos, aliando a Música, o Teatro e a Imersão Cultural. A trilogia se fundamenta no projeto cultural do Viola, sua base teórica e a sua práxis, resultado de sua caminhada de décadas.
Na construção textual da “ESCOLA DO NÃO ESPETÁCULO”, a argumentação e o sentimento unificam-se em torno da perspectiva de reabertura do espaço cultural do Viola de Bolso na Colônia, para conferir uma afirmação da ação política cultural do Viola, sua pedagogia e seu conceito referenciado no fazer cultural comunitário, no direito à cultura e na trajetória histórica do Viola de Bolso, na busca por autonomia e independência econômica, possibilidades reais naquele lugar onde o espaço cultural se instalou.
A ESCOLA DO NÃO ESPETÁCULO (como um projeto político cultural, como uma obra de arte teatral e musical e como imersão cultural), inaugura outro momento na ação do Viola e pretende a formação política de cidadania cultural dos seus frequentadores, os alunos das oficinas, os parceiros e aliados.
O seu espaço físico tem endereço certo e as condições de atuação, dependem de apoios, de compreensão de sua importância política estratégica sobre o papel da cultura.
A ESCOLA DO NÃO ESPETÁCULO
Trilogia
Música, Teatro, Imersão Cultural
AGENDA:
* InVIOLÁvel Luta: vai narrar a trajetória musical do Viola de Bolso. Música autoral e textos poéticos contam a caminhada do grupo.
Um brado político musical
10 de setembro/2022, sábado 19h30

* Iararana: É a contação performática teatral do poema longo de Sosígenes Costa, um monólogo costurado e tecido com o texto de Iararana, parte do livro do poeta belmontense, com a música de Alberto Rocha e do Viola de Bolso.
A Narrativa poética musical traz o emblema da invasão colonial e as diferentes resistências(dos povos da floresta, da floresta e de seus encantados).
23 e 24 de setembro/2022, sábado 19h30
Classificação indicativa: 14 anos.
* Marimbondos: O não espetáculo como escola, Trata-se de uma obra teatral que convida os expectadores a entrar nas cenas e compor a história, num processo imersivo e sensorial.
14 e 15 de outubro/2022, sábado 19h30
Classificação indicativa: 14 anos.
Uma resposta
Regiomar
Tudo isso é uma linda poesia!