O Viola de Bolso agora é Pontão de Cultura!
PONTÃO DE CULTURA VIOLA DE BOLSO
Desde que participou em 2008 do Edital público para projetos dos Pontos de Cultura na Bahia, que o Viola de Bolso assumiu, agregou e potencializou a sua ação cultural no extremo sul da Bahia, mas sempre sediado em Eunápolis. O Edital 01/2008 da Secult Bahia selecionou 150 Pontos de Cultura, a maioria iniciando as atividades propostas no projeto, em 2009, caso do Viola. As atividades são voltadas para as comunidades e bairros no entorno do espaço cultural do Viola de Bolso, no bairro dr. Gusmão. A maioria dos participantes eram e ainda são, das escolas públicas municipais.
Com protagonismo, o Viola de Bolso mobilizou e articulou diálogos com o governo estadual, sediou o 1º Encontro regional dos Pontos de Cultura em 2010 e depois em 2013 sediou o Encontro dos Conselhos municipais de Cultura da Costa do Descobrimento, dentre outros eventos impulsionadores das culturas locais, envolvendo coletivos de juventude, grupos de cultura popular, estudantes, professores, etc.
De lá pra cá muita coisa aconteceu, dentre elas a instituição do Sistema Nacional de Cultura(SNC) e a criação da Lei Cultura Viva, reverberando em todo o País
Como bem acentuou Célio Turino, “É fato que, na história do Brasil, a única política pública de cultura que chegou nas comunidades com abrangência, eficácia, equidade, reconhecendo a Cultura como processo e não produto, abrangendo a identidade e a diversidade cultural de forma ampla, da ancestralidade às invenções contemporâneas, foi a Cultura Viva.”
Prossegue ele: “Os recursos públicos efetivamente chegaram na ponta, por mais dificuldades que tenha havido, e potencializaram a autonomia e o protagonismo sociocultural como nunca antes na história desse país, promovendo desenvolvimento na relação com as redes, em processo que combinava identidade com alteridade. Mais que uma política inclusiva, foi uma política emancipatória.”
Agora como Pontão, o Viola de Bolso continua articulando, buscando apoiar muitas comunidades culturais no processo de auto declaração de suas ações como Pontos de Cultura, planejando, empoderando-se e buscando a certificação instituída pela Lei Cultura Viva, na relação com o estado brasileiro seja a Certificação estadual aqui http://www.cultura.ba.gov.br/mod…/conteudo/conteudo.php… , ou a Certificação através do MINC aqui https://www.gov.br/culturaviva/pt-br
CULTURA VIVA NA COSTA DA INVASÃO
E vem novidades por aí! O Encontro CULTURA VIVA NA COSTA DA INVASÃO, dias 16 e 17 de setembro/2023, pretende reunir diversos representantes de Pontos de Cultura, ativistas culturais, estudantes, pesquisadores e coletivos Culturais que pretendem o reconhecimento como Pontos de Cultura.
Quer saber mais, clica aqui https://violadebolso.org.br/…/somos-todos-pontos-de…/ e conheça os detalhes.


Deixe um comentário