IBERCULTURA VIVA APOIA PROJETO DA REDE FÉ E FOLIA EM ITAGIMIRIM BAHIA

Um Encontro chamado “Fé e Resistência” que vai acontecer nos dias 30 de setembro a 01 de outubro de 2023, em Itagimirim, marca a articulação da Rede Fé e Folia, proposta surgida em maio de 2018 no 1º Encontro das Folias de Reis e de São Sebastião, ocorrida em Eunápolis no Ponto de Cultura do Viola de Bolso, que reuniu uma centena de reiseiros e mestras das Folias de reza e de canto, das 08 cidades que compõem a chamada Costa do Descobrimento.

O Encontro apoiado financeiramente pelo Iberculturaviva é uma articulação entre os Pontos de Cultura Marta Conceição, de Itagimirim e o Ponto de Cultura do Viola de Bolso, em Eunápolis, além da participação honrosa da Frente de Resistência Pataxó, Aldeia Serra do Gavião, do Monte Pascoal.

O Evento vai consolidar a Rede Fé Folia e propor que o estado brasileiro reconheça o “Circuito das Folias”, que compreende um vasto território entre os oito municípios da Costa da Invasão(assim denominamos), chão material e simbólico dos giros dado pelas Folias de Reis e de São Sebastião. Os giros, são as campanhas e missões de fé que as Folias e os seus reiseiros empreendem todos os anos – há seculos acontecem – no ciclo de celebração natalina, entre os meses de dezembro de um ano, a janeiro do ano seguinte, andando pelas ruas, roças, bairros periféricos, casas, espaços culturais, escolas, igrejas, terreiros, feiras, sindicatos, lugares que se abrem para receber, recebem com alegria as Folias.

O Programa IberCultura Viva é um programa de cooperação técnica e financeira entre governos. Criado para fortalecer as políticas culturais de base comunitária dos países ibero-americanos, busca apoiar tanto as iniciativas governamentais dos países membros como as desenvolvidas por organizações culturais comunitárias e povos originários em seus territórios. Esses apoios se realizam por meio de convocatórias públicas. Desde agosto de 2018 todos os editais do programa são publicados na plataforma Mapa IberCultura Vivahttps://mapa.iberculturaviva.org/.

Atualmente, os países membros do Conselho Intergovernamental IberCultura Viva são: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Espanha, México, Paraguai, Peru e Uruguai.

Cada um dos países membros do Conselho Intergovernamental contribui com uma cota anual estabelecida previamente para a participação no programa. Essas cotas compõem o Fundo Multilateral IberCultura Viva, que é destinado ao trabalho comum, à realização de iniciativas como os editais e concursos lançados anualmente e as ações de intercâmbio entre servidores públicos e representantes governamentais dos países integrantes.

O edital

O Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2023 recebeu 208 inscrições. Desse total, 157 candidaturas foram consideradas habilitadas e seguiram para a segunda fase do processo de seleção, em que os projetos habilitados são avaliados por representantes dos governos de cada um dos 12 países participantes (cada governo se encarrega de avaliar os projetos do próprio país). O país com o maior número de propostas habilitadas foi Colômbia, com 49 projetos avaliados. México (20), Chile (19), Argentina (16) e Peru (13) foram os outros países que apresentaram mais projetos nesta edição.

O prazo de inscrição na plataforma Mapa IberCultura Viva começou em 10 de fevereiro e terminou em 20 de abril. Segundo o regulamento, seriam aceitos como eventos nesta edição: assembleias, encontros, congressos, jornadas de conscientização, seminários, festivais, feiras, colóquios e simpósios. Este ano também era possível apresentar propostas com o tema inclusão digital, para promover projetos em rede que coloquem em prática e/ou promovam o acesso à internet nas comunidades. As atividades devem ser realizadas entre junho e novembro de 2023, com entrada gratuita.

Saiba mais sobre a Cultura Viva Comunitária

Comments

Deixe um comentário