A REDE FÉ E FOLIA
É o movimento de livre articulação, diálogos e práticas solidárias, de apoio e celebração dos reiseiros, os agente diretos que praticam a fé e a folia. As Folias de Reis e de São Sebastião, além de suas diversas variações do Samba de Couro, momento lúdico e ritualístico das Folias, que permite inclusive a interação com o público que assiste.

A REDE FÉ E FOLIA articula e mobiliza os grupos culturais de Folia de Reis e de São Sebastião na Costa do descobrimento.
De base comunitária, as Folias e os seus agentes diretos – chamados de Reiseiros – são grupos formados por pessoas das comunidades campesinas ou de bairros periféricos de cidades de porte médio no interior da Bahia.
No caso da Rede Fé e Folia, ela se localiza na região chamada de “Costa do Descobrimento”, em um território composto por 08 municípios, nos quais estão presentes as comunidades culturais que mantém a prática religiosa das Folias de Reis e de São Sebastião, grupos e comunidades que unem reza, canto e festa no ciclo natalino, entre os meses de novembro, dezembro e encerra em janeiro do ano seguinte.
Atualmente os grupos se permitem apresentar, realizar atividades fora desse período citado acima, apresentando-se em eventos(festivais, espaços escolares, universidades, por exemplo), mesmo assim, sem deixar de lado o caráter religioso, socioeducativo e de afirmação cultural que marca a identidade dos grupos.

SOBRE O ENCONTRO
ENCONTRO FÉ E RESISTÊNCIA CELEBRA AS FOLIAS
dias 30 de setembro e 1º de outubro/2023, em Itagimirim Bahia
PARA FORTALECER A CULTURA VIVA COMUNITÁRIA
Somo todos convidados para o ENCONTRO FÉ E RESISTÊNCIA, que irá acontecer nos dia 30 de setembro(um sábado) e 01 de outubro(domingo) de 2023, em Itagimirim. O evento vai reunir AS FOLIAS E OS REISEIROS DA REGIÃO.

Sobre a Rede Fé e Folia:
@violadebolso
@iberculturaviva
@redefeefolia
@pontodeculturamartaconceição
@leiculturaviva
@pontodeculturavioladebolso
@frentederesistenciapataxo
@itagimirimbahia

Deixe um comentário